PUBLICIDADE
Tecnologia
Noticia

Nokia voltará a vender celulares no Brasil

Aparelhos serão fabricados e comercializados em parceria com a Multilaser

Bemfica de Oliva
20:01 | 27/03/2020
Nokia voltará ao país com aparelhos de entrada e intermediários; marca tem investido no relançamento de modelos clássicos, como o 5310 (Foto: Divulgação/Nokia)
Nokia voltará ao país com aparelhos de entrada e intermediários; marca tem investido no relançamento de modelos clássicos, como o 5310 (Foto: Divulgação/Nokia)

Para os fãs, a saudade deve chegar ao fim em breve: celulares da Nokia voltarão a ser vendidos no Brasil. A tarefa fica a cargo da Multilaser, empresa conhecida por seus periféricos e acessórios para eletrônicos. A empresa cuidará da fabricação e comercialização dos produtos no País. Inicialmente o foco será em aparelhos de entrada e intermediários, responsáveis pela maior parte das vendas de celulares no País.

Os smartphones da Nokia atualmente são produzidos pela HMD Global, empresa fundada em 2016 por ex-funcionários da própria fabricante finlandesa, que vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2014. A HMD projeta e fabrica os aparelhos e tem um acordo de licenciamento para usar o nome Nokia nos produtos.

A volta ao Brasil estava programada para o segundo trimestre deste ano, mas deve ser adiada por causa da pandemia de coronavírus. Maurizio Angelone, vice-presidente para as Américas da HMD, disse ao jornal Valor Econômico que é preciso verificar “como as coisas vão evoluir” para dar uma estimativa exata de início das vendas. Outras fabricantes de smartphones como Motorola, Samsung e LG, paralisaram temporariamente a produção de celulares no País por falta de componentes vindos da China.

O anúncio do retorno da marca ao Brasil foi feito durante evento online que teve lançamento dos smartphones Nokia 8.3 5G, 1.3 e 5.3, além do HMD Connect, chip de internet que funciona em 120 países por um preço único. Foi anunciado também, no evento, o 5310, releitura do clássico modelo de 2007 com controles de música nas laterais da tela. Além de smartphones, a HMD tem investido no fator nostalgia lançando novas versões com características mais atuais de modelos clássicos da Nokia, como o 3310 e o 8110, aparelho usado no filme Matrix (1999).