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Tecnologia
NOTÍCIA

Análise de sentimento: uma tendência na estratégia das mídias digitais

Com o estudo de dados em alta, a análise de sentimento sobre o seu produto está aquecendo a concorrência com tecnologia

00:52 | 20/07/2019
Análise de sentimento através de inteligência artificial
Análise de sentimento através de inteligência artificial(Foto: Divulgação)

Utilizar machine learn e inteligência artificial nas mídias digitais já tem alguns cases de sucesso. O maior beneficiado é o atual presidente do Estados Unidos, Donald Trump, que em sua campanha para a presidência usou de data analytics para saber o que o eleitorado mais discutia, que assunto era tendência e até que cidades visitar pessoalmente. O resultado da campanha nós sabemos bem como foi.

No mercado, empresas como Ebay, Amazon, Walmart, dentre outras, estão caminhando também para otimizar suas vendas oferecendo oportunidades e promoções para quem está interessado em determinados produtos baseados em sugestões de conteúdo ou até mesmo na posição física do produto dentro da loja.

Dentro desse mundo novo de aprendizagem de máquina, big data, inteligência artificial e deep learning há também a análise de sentimentos.

Imagine só você estar lançando algum produto novo e fazer uma postagem nas suas mídias sociais e obter informações rápidas sobre a receptividade do seu consumidor?

A análise de sentimento, também chamada de mineração de opinião, separa os comentários das suas postagens em três colunas:

  • Positiva
  • Negativa
  • Neutra

O processo utiliza linguagem natural (NLP) com aprendizado de máquina para emparelhar os dados de treinamento de IA com rótulos predefinidos, como positivo, negativo ou neutro.

As empresas podem aplicar a análise de sentimento em mídias sociais e dar suporte ao cliente para coletar feedback sobre um novo produto ou design. Da mesma forma, as empresas podem aplicar a análise de sentimentos para descobrir como as pessoas se sentem em relação a seus concorrentes ou tópicos de tendências do setor.

A análise de sentimento é apenas uma das opções que as mídias sociais têm para utilizar, mas já é um passo bem significativo para entender um pouco melhor o comportamento do seu cliente, e isso, Donald Trump, citado acima, fez com maestria.

Alan Jhonson