Participamos do

Einstein, o eclipse em Sobral

19:08 | Mai. 28, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Há exatos 100 anos, o Ceará vivenciou um momento ímpar em sua história, quando cientistas ingleses, americanos e brasileiros estiveram no município de Sobral para visualizar um eclipse solar que ajudou a comprovar a Teoria Geral da Relatividade, do físico alemão Albert Einstein.

Na época, os céus de Sobral e da ilha do Príncipe, na África, foram indicados como os locais ideais na Terra para se acompanhar o eclipse. E foi exatamente aqui, sob o céu luminoso do Ceará em Sobral, que foram colhidas as melhores imagens, que permitiram comprovar cientificamente essa teoria.

Tal fato colocou o nosso Estado numa posição de destaque na ciência internacional. Desde então, essa teoria vem permitindo sua aplicação em inúmeras situações da vida cotidiana, como por exemplo, o uso do Global Positioning System (GPS), uma tecnologia de localização por satélite,que possibilita nos situarmos em percursos simples, assim como em situações mais complexas, como decolagens de aeronaves.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Este ano, as comemorações desse marco histórico têm destaque especial. São exatamente 100 anos desde a comprovação da Teoria Geral da Relatividade. Em 2018, se iniciaram os preparativos para esse grande momento, com a realização de diversas atividades científicas promovidas pelo Governo do Estado, através da secretaria da Ciência. Tecnologia e Educação Superior (Secitece), da Fundação Cearense de Apoio Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e, em especial, pela Prefeitura de Sobral.

O ápice das comemorações se iniciaram nesta terça-feira, 28 de maio e se estendem até 30 de maio, com a realização do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, reunindo a comunidade científica do nosso Estado, do País e representações internacionais, além de autoridades e da sociedade em geral.

Tudo isso vem confirmar que nossa história na ciência vem de muito tempo, passa por 1919 e continua nos dias de hoje. O "Ceará Inovador" é uma das principais pautas da agenda governamental, buscando garantir o acesso universal ao conhecimento científico e estimular a produção de tecnologia para melhorar a vida do povo no trabalho, na saúde, na educação, na mobilidade urbana, na segurança hídrica, na segurança pública e em outras esferas, gerando cada vez mais riquezas e oportunidades.

Um exemplo dessa escolha estratégica é o compromisso assumido pelo governador Camilo Santana de destinar 2% da receita tributária líquida do Estado para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, gradativamente, em um período de 10 anos. Já em 2018, foram destinados pelo Governo do Ceará 1,01% dessa receita. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de 2 bilhões de reais.

Com isso, o Ceará desponta como o indutor e catalisador da transferência de tecnologia, numa época em que a pesquisa científica e os cientistas brasileiros passam por um momento de grande incerteza, com seus valores e importância questionados. Sem ciência, tecnologia e educação não há desenvolvimento. Todos os países que cresceram, investiram nesse tripé.

Por essa razão, lutar em defesa da ciência, tecnologia e inovação é questão central para o Ceará e o Brasil.

Inácio Arruda

Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará - Secitece

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags