Participamos do

Game Mobile elege Fortaleza a capital nordestina do quiz

Game mobile Perguntados revela os resultados de cinco capitais nordestinas e Fortaleza se destaca
21:22 | Mar. 20, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Similar a jogos de tabuleiro, como Perfil® e Master®, o game Perguntados reúne em um único app diversas perguntas sobre história, arte, geografia, entretenimento, esportes e ciência. Seja no tablet ou no smartphone, o jogo traz um banco de questões atualizado frequentemente e ainda conta com um recurso de envio de sugestões de perguntas a partir de seus próprios usuários. Segundo a Etermax, desenvolvedora do game, só em janeiro de 2019 o título recebeu uma média diária de cinco mil sugestões de perguntas.

Balanço feito pela empresa.
Balanço feito pela empresa. (Foto: Divulgação)

Para o CEO da empresa, Máximo Cavazzani, um dos maiores obstáculos na criação de jogos de trivia é manter o interesse dos jogadores na lista de perguntas disponíveis. “Perguntas não podem ser imprecisas, repetitivas, sem graça ou difíceis demais”, afirma Máximo. Para o empresário, tal desafio se torna ainda maior em escala global. “Mesmo falando a mesma língua, um jogador que mora no Brasil não tem interesse em perguntas que tem a ver com o público do game que mora em Portugal. É crucial para os players sentirem que suas culturas tem representatividade”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ideia da “Fábrica de Questões” surgiu a partir da necessidade de criação de perguntas específicas para toda a base de usuários internacional do jogo. Segundo Máximo Cavazzani, “qualquer jogador pode sugerir suas próprias questões, e estas serão avaliadas por outros usuários do jogo. Uma vez que 100 pessoas diferentes validaram a pergunta, ela entra oficialmente no banco de dados do game. Caso contrário, é jogada fora”.

Eleito um dos melhores games mobile de 2018 pela Apple, Perguntados conta com mais de 53 milhões de usuários no Brasil, sendo este o seu segundo maior público no mundo. 53% dos jogadores são mulheres, enquanto 47 são homens, e a época do Carnaval é a favorita para se jogar o game no país, segundo dados da responsável pelo app.

Durante o ano passado, a Etermax coletou e organizou as maiores médias de acertos de usuários de cinco capitais do nordeste em relação a cada área temática de perguntas disponível para jogar. Entre Fortaleza, Recife, Natal, Salvador e Maceió, as capitais cearense e potiguar foram as duas cidades com maior média geral dentre todos os assuntos em pauta.

Salvador se destacou mais na categoria "Esportes", ficando apenas atrás de Natal, enquanto Maceió despontou na categoria "História", perdendo apenas para Fortaleza. A Capital alencarina teve a maior média geral dentre as cinco capitais, com destaque para a categoria de entretenimento, que teve a maior nota dentre todas as demais categorias apresentadas pela pesquisa.

Perguntados e sua continuação, Perguntados 2, estão disponíveis para download gratuito na App Store, para usuários de iPhone e na Google Play Store, para usuários de dispositivos Android.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags