Participamos do

Sinal analógico de TV em Sobral e região será desligado no fim de outubro

O processo de desligamento nos municípios de Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú encerra no dia 31 de outubro
12:00 | Out. 16, 2018
Autor Larissa Carvalho
Foto do autor
Larissa Carvalho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]
 
O processo de desligamento do sinal análogico de televisão em Sobral (a 231 quilômetros de Fortaleza), Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú será encerrado no próximo dia 31 de outubro. Após a data, a população poderá assistir somente programação da televisão aberta por meio do sinal digital. Até lá, o desligamento pode ocorrer a qualquer momento.
 
Para saber se a residência está adaptada à tecnologia deve-se observar a antena, pois nem todo equipamento capta o sinal digital da televisão. Nesse caso, a antena deve ser instalada na área externa, no telhado. Quanto ao televisor, caso seja de tubo, deverá ser instalado um conversor de sinal. O mesmo vale para o aparelho de tela fina caso esta não esteja preparado para receber o sinal digital. Para sanar possíveis dúvidas, o usuário pode consultar o manual do fabricante.
 
Já no caso da TV paga ou parabólica, não será preciso adaptar o televisor e a antena. De todo modo, o usuário tem a opção de entrar em contato com a operadora do serviço a fim de averiguar se o aparelho está preparado para receber o sinal digital. Cerca de 650 cidades já passaram pelo processo de digitalização no Brasil.
 
As famílias de Sobral, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú podem verificar se têm o direito de receber kit gratuito com antena digital, conversor e controle remoto. A consulta pode ser feita em sejadigital.com.br/kit ou ligar para 147, com o Número de Identificação Social (NIS). Caso o nome do usuário esteja listado, o próximo passo é escolher dia, horário e local para receber. Ao todo, serão 60 mil kits distribuídos. 
 
Com o site da Seja Digital e o número 147, as pessoas podem tirar demais dúvidas sobre as mudanças do advento da TV digital e como devem se preparar para receber o novo sinal. Outro modo seria comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para esclarecimentos e marcar a retirada do kit gratuito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente