Participamos do

Esmalte, boxe, português, Japão e corrida. No Dia do Blog, conheça algumas páginas curiosas do O POVO

Blogueiros comentam sobre as páginas ancoradas no O POVO Online e dão dicas para quem quer escrever ou criar um blog
21:00 | Ago. 31, 2018
Autor Ítalo Cosme
Foto do autor
Ítalo Cosme Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Dia do Blog é comemorado hoje. Informalmente, a data 31/08 foi escolhida por parecer com a palavra Blog. No O POVO Online estão ancorados 53 diários online sobre diversos temas, entre eles, música, arte, esporte, cultura oriental, universo nerd, celebridades e tantos outros.
 
A seguir, conheça cinco blogs curiosos, cheios de personalidade e cores. Leia ainda o que os autores pensam sobre escrever e manter as páginas atualizadas. Além disso, confira dicas para quem pensa em criar ou manter um blog. 
  
#01 - Esmalte e etc  [FOTO2]
Responsável pelo Esmalte e etc, Ana Luísa ou Nalu, como assina as postagens, iniciou o blog em 2010 ainda na plataforma blogspot.  À época, quando houve uma explosão de páginas do gênero, a blogueira decidiu fazer um sobre a temática. Apesar de blogs sobre esmaltes terem desaparecido, a autora mantém o Esmalte e etc por ‘hobby’. Na página, publicações de unhas de todas as cores colorem as dicas e depoimentos sobre os materiais utilizados nas mãos e pés. 
  
“Pra mim é complicado manter atualizado porque, enfim, fazer as unhas todo dia pra postar está fora de cogitação... Não dá tempo pra isso. O modo que encontrei foi postar também releases que tenho recebido sobre esmaltes e produtos de beleza em geral”, revela Nalu. 
  
Dica da autora
 
O essencial para quem quer ter um blog é ser apaixonado pelo tema. Assim, você encontra estímulo pra escrever e nunca deixá-lo de lado.
 
# 02 - Ora, pois 
Ora, pois trata de assuntos ligados à lusofonia, sobre países que falam o português como língua materna ou não. O blog é escrito pelo jornalista Elves Rabelo, que sentia carências de informações no meio jornalístico e digital sobre o assunto e decidiu criar o próprio veículo de comunicação para escrever sobre o tema. 
  
“No blogue, escrevo sobre ortografia, países lusófonos, literatura, cultura, economia, turismo, ciência, esporte, tudo que tenha alguma ligação com a língua portuguesa. Minha meta é tornar o blogue referência mundial em lusofonia, não só para o Brasil, mas para todos os países que têm o português como língua oficial. Por isso, tento sempre dar um 'ar internacional' à produção, tentando sempre não regionalizar os conteúdos”, pontua Elves.
  
Dica do autor
 
Quem quer escrever para blogues ou criar um é focar numa temática de interesse. Às vezes, tentar 'falar sobre tudo' não deixa que o blogueiro tenha foco e isso acaba não permitindo que ele se torne referência no assunto. 'Atirar para todos os lados' pode causar um esforço enorme e, a médio prazo, desestimular a produção. Com isso, o blogue fica desatualizado e acaba desengajando a audiência.
  
# 03 - Corre, Mah 
Especializado em corridas, o blog Corre, Mah traz informações sobre circuitos e maratonas. Além de cobrir as mais importantes disputas locais. Próximo de completar a 400ª corrida como atleta amador, Felix Luis, um dos autores do blog, escreve sobre as corridas de rua. O autor afirma que é preciso conferir todas as informações e a leitura é fundamental para manter o blog atualizado. 
  
“Nos dias atuais, muitos procuram ganhar seguidores e views de qualquer forma, alguns até pagam por isso, e este não é o melhor caminho. No nosso caso, por exemplo, temos centenas de convites de usuários em nosso Face e Instagram, mas só aceitamos depois de verificarmos cada usuário. Hoje, existem muitos perfis falsos, que muitas vezes não possuem nenhuma publicação, e ainda existem aqueles que podem ficar anos em sua rede sem interagir com as suas publicações”.
  
Dica do autor
 
Para Felix, além do conhecimento técnico básico e didático, o interessado em criar ou escrever para um blog tem de amar o que faz. Segundo ele, somente desta forma a pessoa pode ter qualidade no trabalho. 
  
# 04 - Banca do anime  
A Banca do anime escreve sobre o mundo nerd, porém as matérias na maior parte são sobre animes e filmes. Por trás da personagem Naty-Chan , Natalia Fonteneles é uma Cosplay, fala espanhol e está aprendendo japonês. Formada em Desenho Industrial, os hobbies favoritos da autora do blog são desenhar, colecionar bonecos, mangás. A blogueira da Banca do anime escreve sobre cultura japonesa. 
  
Antenada nas principais notícias do nicho, os textos novos são traduzidos pela autora e conseguem propor e oferecer serviço com informação. Segundo ela, os desafios de manter o blog em dia são bem grandes. "Por dia são vários lançamentos e matérias mas nem sempre consigo fazer tudo pois leva tempo e tradução. Como também trabalho e estudo, às vezes, complica. Então minha meta pelo menos é uma ou duas matérias por dia para sempre movimentar o blog e manter a galera antenada nas novidades” 
 
Dica da autora
 
Naty-Chan tem as mesmas dicas que os blogueiros anteriores. Para ela, a pessoa tem que curtir o que escreve e mergulhar de cabeça no assunto, sempre procurando novidades para a galera e tentar o máximo que conseguir. “Claro que sempre achamos que o outro blog é o melhor mas temos que ter confiança no que escrevemos e postamos sempre trazer aquilo que seja legal e não cansativo também”, sugere. 
[VIDEO1]

# 05 - Nobre arte
Nobre arte também é chamada de boxe, tema especializado do blog. Os textos são imponentes. A presença de uma carga intelectual sobre o assunto está presente em todo o escopo das postagens. Patrick Pinheiro traz pessoas e culturas pro ringe e consegue mostrar a qualidade daqueles que ganham e que perdem. 
  
A forma de escrever estimula ir além, consumir aquilo e descobrir no próximo texto as cenas dos capítulos seguintes. É imponente as narrativas costuradas entre disputas, vitórias, derrotas e nocaute.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente