PUBLICIDADE
Tecnologia
Game of Thrones

Engenheiro desenvolve robô para escrever o próximo livro de Game of Thrones

Cansado de esperar pelo sexto livro da saga, engenheiro cria robô para escrevê-lo

16:30 | 31/08/2017

Sexto livro da série ainda não tem previsão de lançamento
 

Para os fãs da série Game of Thrones, a espera pela próxima temporada será longa, possivelmente apenas em 2019. Já para o público que acompanha a saga através dos livros do escritor George R. R. Martin, a espera pode ser ainda maior. O sexto livro "The Winds of Winter", ainda não tem prazo para ser lançado. Pensando nisso o engenheiro americano Zack Thoutt, criou um robô capaz de escrever o próximo livro.

E como isso acontece? O robô criado por Thoutt funciona através de uma inteligência artificial, que utiliza uma rede neural. Essa rede consegue captar dados e fazer leituras, assim como a mente humana. Para escrever o novo livro a máquina teve acesso aos cinco primeiros livros da saga. A partir dessas informações e com bases nas palavras, personagens e estruturas o sexto livro será produzido.

Há alguns cuidados para que a máquina construa a narrativa. "Eu começo cada capítulo, dando-lhe uma palavra principal, que sempre usei como um nome de personagem, e conte-lhe quantas palavras depois geram", afirmaThoutt. Buscando criar narrativas similares as de Martin, o robô é condicionado a escrever os capítulos na perspectiva de cada personagem.

O sistema não é perfeito, porém já foram escritos cinco capítulos. "Obviamente, não é perfeito. Não está construindo uma história de longo prazo e a gramática não é perfeita. Mas a rede é capaz de aprender os conceitos básicos da língua inglesa e da estrutura do estilo de George RR Martin por conta própria", explica Thoutt.

Todos os cinco capítulos já escritos estão disponíveis através da plataforma GitHub. Algumas teorias já foram criadas pelo robô. A primeira delas é o assassinato de Cersei pelo seu irmão Jaime. Segundo a máquina, Daenerys seria envenenada por Varys, Jon Snow voaria em um dragão e Sansa Stark seria na verdade da casa Baratheon.

TAGS