Participamos do

Moderno para época, Macintosh II completa 30 anos

15:20 | Mar. 02, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

No dia 2 de março de 1987, há exatamente 30 anos, era lançado o Apple Macintosh II, o primeiro computador com monitor a cores e finalmente com uma arquitetura "aberta". Lançado em uma época difícil para a companhia norte-americana, que estava enfrentando problemas financeiros e que ainda lidava com a saída do ex-CEO Steve Jobs, que só voltaria para a empresa em 1997, o eletrônico era o mais moderno do mercado e cobria as principais falhas do seu antecessor, o Macintosh, que não tinha uma tela colorida e não permitia "upgrades" tecnológicos.

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Com as melhores tecnologias do momento, o Macintosh II tinha um microprocessador Motorola 68020 de 32 bits, 16 MHz e 190 mil transitores, uma potência notável para o período. O computador se destacava nitidamente do seu antecessor e até do seu sucessor, o Macintosh 512K, e lembrava mais os PCs da empresa IBM, mas com com um design mais moderno, "típico" da Apple.

 

 

Projetado desde 1985, sem o conhecimento de Jobs, que havia acabado de deixar a companhia, o computador foi realizado pelos engenheiros Michael Dhuey, Brian Berkeley e Hartmut Esslinger. Na época do lançamento, tanto o teclado como o mouse eram comprados separadamente, mas o Mac era dotado de seis slots de expansão, nos quais era possível incorporar placas de vídeo para poder juntar outros monitores externos.

 

 

Outra expansão previa a instalação de uma placa com um processador que permitia que programas MS-DOs dos computadores IBM e outros que fossem compatíveis. Tudo isso havia um custo bem salgado. O Macintosh II, aliás, era, de longe, o aparelho mais do caro do tipo na época e custava quase o dobro que o seu antecessor. A sua versão mais completa, por exemplo, custava US$ 7,145 em 1985, o equivalente a US$ 15,062 em 2016, o que com certeza contribuiu na fama de que os produtos da Apple são muito caros.

Ansa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente