Última fabricante de videocassetes encerra produção
A japonesa Funai divulgou nesta sexta-feira, 22, que não mais produzirá videocassetes, por falta de "componentes essenciais". A empresa era a última fabricante dos aparelhos no mundoA companhia japonesa Funai, fabricante de eletrônicos sob seu selo e também para marcas como Sharp, Toshiba, Denon e Sanyo, divulgou nesta sexta-feira, 22, que não mais produzirá videocassetes. A empresa era a última fabricante dos aparelhos no mundo.
A Funai Electronics encerra a produção de videocassetes após 33 anos, sob o argumento de falta de "componentes essenciais (à fabricação)", mesmo ainda havendo demanda, principalmente de consumidores norte-americanos. Entre 1983 e meados nos anos 1990, a empresa vendia cerca de 15 milhões de aparelhos por ano. Em 2015, a venda não ultrapassou 750 mil, segundo dados repassados à agência AFP.
A empresa era a única que continuava a fabricar gravadores e reprodutores para VHS, um formato audiovisual considerado obsoleto, após a Panasonic ter encerrado sua produção, em 2012.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine