PUBLICIDADE
Notícias

Receita lança aplicativo para emissão de comprovantes de inscrição no CPF

Ferramenta também permite acompanhar processamento de Imposto de Renda e alerta sobre datas da restituição

15:00 | 08/06/2016
NULL
NULL
Nesta terça-feira, 7, a Receita Federal disponibilizou a nova versão do aplicativo Pessoa Física, que permite aos usuários emitirem o comprovante de inscrição no CPF. A expectativa do órgão é de que 155 milhões de pessoas sejam beneficiadas com o novo serviço. 

O aplicativo pode ser baixado pelos sistemas IOS e Android. Assim, é possível compartilhar o comprovante em outros aplicativos para celular, como WhatsApp, Facebook, Telegram e também por e-mail. Além disso, o download do documento é ilimitado. 

No entanto, a autenticidade do comprovante deve ser atestada por meio do site da Receita Federal, na aba "Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF". 

O serviço também permite ao contribuinte receber alerta sobre o processamento da declaração do Imposto de Renda e sobre a liberação do pagamento da sua restituição.

Restrições

A princípio, qualquer pessoa regularizada no CPF pode utilizar o aplicativo para emitir o comprovante. Contudo, há alguns contribuintes que estão impedidos de emitir o documento pela ferramenta: 

– Quem declarou Imposto de Renda nos dois últimos anos, o comprovante deverá ser emitido por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

– Pessoas cujo ano de falecimento esteja no CPF.

– Contribuintes cujos CPFs estejam suspensos, cancelados ou nulos.
Agência Brasil
TAGS