Participamos do

Descubra quatro funcionalidades ''escondidas'' do iPhone

Blog lista alguns recursos do aparelho que são desconhecidos por parte dos usuários
08:56 | Mai. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A empresária Marília Guimarães, criadora do treinamento online EntendendoiPhone, costuma descobrir funções ''secretas'' do iPhone. Além do treinamento online de inclusão digital, a brasileira possui um blog e canal no YouTube onde costuma dar dicas para usuários da americana Apple. Confira a seguir algumas indicações que podem ser úteis no dia a dia.

Inverter cores

O iPhone é capaz de inverter todas as cores da tela, deixando escuro o que era claro. Segundo Marília, essa funcionalidade possibilita uma leitura mais confortável, por exemplo, antes de dormir, ou não incomodar alguém que esteja do lado. “Esta opção ajuda a descansar a vista e também é perfeita para pessoas com daltonismo”, explica. Para utilizar essa ferramenta, basta selecionar as opções Ajustes > Geral > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade > Inverter Cores. Ao acionar a função, o aparelho passa a trocar de cores a cada vez que o botão redondo de início for pressionado três vezes rapidamente.

Leitura automática de textos

A opção de “Fala” no iPhone é útil para quem precisa ler um texto, mas está com as mãos ocupadas. Essa função permite que o aparelho leia todos os textos que forem selecionados. Para ativar, basta acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala > Falar Seleção. “Assim que acionar a fala, vá a qualquer site e selecione o texto, como se fosse copiar, e opte pelo item ‘Fala’, que vai aparecer em cima da seleção”, explica Marília. A empresária ainda destaca que na opção dos Ajustes da Fala é possível determinar a velocidade com que a voz vai ler os textos. “Esta opção é muito útil”, resume.

Ditado para enviar mensagens ou dizer textos

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Marília ensina que esta opção é excelente para ditar textos mais longos em mensagens. Para ativar, basta ir para Ajustes > Geral > Teclado > Ativar Ditado. “Assim que ativar, é possível abrir o aplicativo de notas e usar o símbolo do microfone que vai aparecer no teclado”, ressalta. Marília destaca que a opção funciona também no Whatsapp, mas só pode ser utilizada quando o aparelho está com acesso à internet. Também é preciso atentar para o fato de que é preciso dizer “ponto final”, “vírgula” ou “ponto de exclamação” para marcar os sinais de pontuação no texto.

AirDrop

Marília explica que o AirDrop é a funcionalidade preferida em eventos e festas. “É muito comum as pessoas tirarem fotos e depois trocarem as imagens por WhatsApp, mas o aplicativo de mensagens compacta as fotos e reduz a qualidade”, destaca a empresária. Dessa forma, a melhor opção, segundo ela, é utilizar o AirDrop como forma de compartilhamento. “Basta abrir o aplicativo de fotos e clicar no canto inferior esquerdo, em um quadradinho com seta para cima, que o iPhone vai reconhecer todos que possuem o AirDrop”, explica Marília. Aqueles que não possuem esta funcionalidade podem acioná-la na Central de Controle. “Deslize o dedo de baixo para cima na tela inicial, toque em AirDrop e escolha a opção "todos", explica. Com isso, será possível compartilhar a imagem com todos que tiverem a funcionalidade em seus iPhones.

 

Serviço

 

Confira mais dicas no blog

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente