Participamos do

Pessoas que enviam mensagens com ponto final parecem frias e mentirosas, diz estudo

De acordo com a pesquisadora do estudo, é normal que as pessoas atribuam sentimentos aos elementos contidos nas mensagens de texto
14:43 | Dez. 10, 2015
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A popularização de aplicativos e de redes sociais com bate-papo tem levantado questões sobre como as pessoas se comunicam nos dias atuais.

"Tudo bem com você?", alguém pergunta por mensagem de texto. "Sim.", responde o outro interlocutor. Isto soa estranho para você? Um estudo da Universidade de Binghamton, divulgado pelo Washington Post, sugere que pessoas que enviam mensagens como esta, com ponto final, parecem ser frias e mentirosas.

O teste foi realizado com 126 universitários para quem foram enviadas mensagens com e sem ponto final. De acordo com os estudantes, as mensagens finalizadas com um ponto final soavam menos sinceras. As informações são do Uol.

De acordo com a pesquisadora Celia Klin, coordenadora do estudo, é normal que as pessoas atribuam sentimentos aos códigos presentes nas mensagens de texto. "Quando as pessoas falam, elas comunicam informações sociais e emocionais com os olhos, expressões faciais, tons de voz, pausas e tudo mais. As pessoas obviamente não conseguem usar esses mecanismos quando estão mandando mensagens de texto. Então faz sentido que quem receba as mensagens conte com os sinais disponíveis - emoticons, palavras escritas errado de propósito e, de acordo com nossos dados, pontuação", explica.   
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente