PUBLICIDADE
Notícias

Google homenageia George Boole em doodle que brinca com "x" e "y"

'Boole efetivamente lançou as bases de toda a Era da Informação. Por tanto, é justo dizer que, sem George Boole, não haveria Google", afirma a empresa

13:20 | 02/11/2015
NULL
NULL

O matemático George Boole, considerado o ''Pai da Informação'', é homenageado pelo Google, nesta segunda-feira, 2, data em que completaria 200 anos. O doodle da gigante da Internet representa uma teoria de Boole, brincando com o "x" e o "y".

George Boole foi o criador da álgebra booelana, que serviu de base para o desenvolvimento de sistemas computacionais. No Doodle, estão representadas divisões binárias x AND Y, x XOR y, x OR y, NOT y e NOT x.

O conceito de sistema binários, utilizado pela álgebra booleana, possibilitou o "boom" dos sistemas eletrônicos no século XX. Os sistema depende de variáveis, mas as respostas podems ser reduzias em sim, não, verdadeiro ou falso, 0 ou 1.

[SAIBAMAIS 2] ''Boole efetivamente lançou as bases de toda a Era da Informação. Por tanto, é justo dizer que, sem George Boole, não haveria Google", define a empresa. Em 1867, quando já estava morto, a obra de Boole foi reconhecida.

Um dos livros mais importante do matemático é "Uma Investigação sobre as Leis do Pensamento", lançado em 1854. Ele nasceu em 1815 no Reino Unido e foi professor da Universidade de College Cork, na Irlanda.

O matemático, conforme os registros de vida, vinha de uma família pobre e era autodidata. Boole morreu de pneumonia em 1864, aos 49 anos.
[FOTO2]

Redação O POVO Online
TAGS