PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas criam robô capaz de construir outros sem intervenção humana

De acordo com Fumiya Iida, da Universidade de Cambridge, que conduziu a pesquisa com colegas da Universidade ETH, em Zurique, um dos objetivos é encontrar novas ideias sobre como seres vivos evoluem

12:16 | 14/08/2015
NULL
NULL

Um robô que constrói outros robôs. Essa foi mais ideia colocada em prática por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. A máquina é capaz de construir outros robôs sem a intervenção humana. A "mãe-robô" junta pequenos cubos para formar um novo "bebê-robô".

De acordo com a BBC, a "mãe" avalia a distância que eles conseguem percorrer e, depois de analisar os resultados, "ela" consegue projetar outros robozinhos capazes de percorrer distância ainda mais longa.

Segundo a BBC, o objetivo do estudo é descobrir como produzir robôs que se adaptem ao ambiente.

A inovação não permite afirmar que os robôs "dominarão o mundo". Até o momento, ele "filhotes desenvolvidos são apenas cubos de plástico com um motor dentro.

[SAIBAMAIS2] 

Procedimento

A mãe-robô cola um ao outro em configurações diferentes, o que lhe permite encontrar sistemas cada vez melhores. Mesmo a montagem sendo simples, o trabalho em si é elaborado. A mãe construiu dez gerações de robôs. A versão final conseguiu percorrer o dobro da distância coberta pelo primeiro antes de a sua bateria acabar.

De acordo com Fumiya Iida, da Universidade de Cambridge, que conduziu a pesquisa com colegas da Universidade ETH, em Zurique, um dos objetivos é encontrar novas ideias sobre como seres vivos evoluem.

"Uma das grandes questões da biologia é como a inteligência surgiu – e estamos usando a robótica para explorar esse mistério", disse ele à BBC.

"Sempre pensamos em robôs fazendo tarefas repetitivas, já que, tipicamente, são projetados para produção em massa e não customização em massa. Mas, queremos ver robôs capazes de inovação e criatividade", disse.

De acordo com André Rosendo, que também participou do projeto, outro objetivo é desenvolver robôs capazes de melhorar e se adaptar a novas situações.

"Pode-se imaginar carros sendo construídos em fábricas e robôs procurando defeitos e consertando-os por conta própria", disse. "E robôs usados na agricultura poderiam experimentar técnicas diferentes de colheita para ver se melhoram o rendimento", disse.

 

Redação O POVO Online

TAGS