PUBLICIDADE
Notícias

Espaço O POVO recebe palestra sobre tecnologias e o futuro da interação

Carlos Rosemberg, mestre em Informática Aplicada e especialista em Design Digital, discorreu sobre algumas das tecnologias previstas para virar realidade e sobre como prosperar diante de tais novidades no futuro

18:48 | 22/06/2015
NULL
NULL

O espaço O POVO recebeu na tarde desta segunda-feira, 22, Carlos Rosemberg, mestre em Informática Aplicada e especialista em Design Digital, para ministrar a palestra O Futuro da interação - Tecnologias que mudarão nossa forma de pensar e agir.

Durante o encontro, planejado para passar a ocorrer bimestralmente, Rosemberg falou sobre o "boom" de novas tecnologias verificado no último século, resultando em novas formas de pensar e armazenar informação, como a consciência na nuvem.  
 
O mestre e especialista ainda citou outras tecnologias previstas para virar realidade no futuro, como a nanotecnologia, segundo ele, uma tecnologia capaz de realizar um mapeamento de genes, prevendo, por exemplo, tipos de doenças possíveis de ser contraídas e os melhores medicamentos para cada pessoa; e o Transhumanismo, condição em que a ciência e a tecnologia são exploradas da melhor forma, a fim de transcender a capacidade humana.

Na ocasião, Rosemberg elencou algumas dicas de como prosperar em um futuro no qual a sociedade estará ultra conectada, ultra produtiva e vivendo mais. O público presente também interagiu e lançou questionamentos ao final da palestra.

Visão otimista

Carlos Rosemberg acredita que a Singularidade Tecnológica - avanço significativo pelo qual a humanidade atravessará em curtíssimo tempo - está próxima de ocorrer, mas mantém uma visão muito positiva diante de tudo o que virá.

"Eu acho que a humanidade sempre prevalecerá. Acredito que no futuro conseguiremos lidar com esses avanços e fazer com que eles se revertam em benefícios para a humanidade, e não o contrário", ressalta o especialista.

Pedro Pisandelli, integrante do grupo IxDA Fortaleza, esteve presente na palestra e considera que abordar este tipo de tema em uma empresa jornalística é se antever ao que está chegando. "Trazer isto para ser discutido mostra a vontade do jornal O POVO em querer evoluir e crescer cada vez mais", afirmou ele.

[FOTO2]

Pisandelli, no entanto, diz que prefere não tomar uma posição radical sobre o que estas novas tecnologias podem representar para a humanidade, mas acredita, com base na ciência, que as mesmas virão.

"A gente não pode dizer que a nanotecnologia, a internet das coisas e a conectividade do planeta, ou até entre outros planetas, vão acontecer, mas já existem tecnologias a respeito que mostram que tudo isso é inevitável, está pronto para ocorrer mais cedo ou mais tarde. O uso que será feito dessas tecnologias é que vai dizer se estas serão boas ou ruins para a humanidade", complementou.

Redação O POVO Online
TAGS