PUBLICIDADE
Notícias

Projeto de cearenses é apresentado na Campus Party 2015

Maior evento de tecnologia do Brasil recebe projeto que trará mais conforto e comodidade para dentro de casa

17:47 | 03/02/2015
NULL
NULL
O projeto Automação Residencial, criado por sete cearenses, foi aprovado para ser apresentado Campus Party 2015, em São Paulo. O evento aborda temas de tecnologia pop e nerd, mas também apresenta soluções de lazer e bem-estar que beneficiam a população.

O sistema desenvolvido pelos alunos de Sistemas da Informação, da Fanor | DeVry, Michael Ferreira, Robson Queiroz, Prodacy Soares, Romullo Carvalho, Lucas Teixeira, orientados pelos professores Germanno Teles e Rafael Nunes, segue o contexto da Internet of Things, uma das tendências de computação. 
 
O projeto consiste em um cubo interativo que aciona seis cenários de acordo com o lado do cubo selecionado. Acender ou apagar luzes seria muito simples, em vista das propostas da Automação Residencial.

De acordo com o analista de sistemas, professor Rafael, é possível selecionar um cenário completo a partir do cubo. Um dos exemplos é a função cinema, em que as luzes são apagadas e o ar condicionado e televisão são ligadas. Tudo é feito de acordo com as necessidades do usuário, totalmente configurável.
 
Confira o protótipo: 
 
[VIDEO1]

"A medida em que o cubo é virado, via tecnologia wireless, o objeto vai enviar um comando para uma central, dentro de casa, e isso acionará os cenários configuráveis", explica Rafael.

Eles desenvolveram ainda um aplicativo para o sistema Android e o óculos Google Glass com as mesmas funções.

Colonizador de Marte

Outra apresentação do evento é no mínimo curiosa. O holandês Bas Lansdorp desenvolve um projeto para levar pessoas à Marte em 2025. Ele já montou uma empresa chamada Mars One e concentra esforços para atingir o objetivo.

Da Nasa

O astronauta Reid Wiseman contará sua experiência na agência espacial. Já o estrategista de tecnologia do centro de pesquisa da Nasa, Matthew Reys, contará sua experiência de desenvolvimento de satélites e equipamentos avançados.

Universo geek

Além de palestras, o Campus oferecerá workshops inéditos para construção de aparelhos como robôs e drones. Os inscritos poderão levar o que fizerem para casa.

Também presente no evento, o canal SyFy disponibilizará um telão com sua tradicional programação nerd/geek e terá monstros circulando no espaço.

O evento

A oitava edição do Campus Party acontece em São Paulo entre os dias 3 e 8 de fevereiro. O evento celebra o 150º aniversário do livro "Da Terra à Lua", de Júlio Verne, além de todos os palcos terem nomes de campos celestes.

Os ingressos, vendidos de R$ 200 a R$ 300 estão esgotados. Interessados podem partipar apenas de atividades da área aberta, a Open Campus.
 
[FOTO2] 

Além disso, os inscritos receberam uma conexão de internet ultrarrápida, de 50 Gbps, para que usem seus próprios computadores.

É esperado um público de 100 mil visitantes só na Open Campus.
 
Redação O POVO Online 
TAGS