PUBLICIDADE
Notícias

Internet via luz chega a velocidade de 224 Gbps

Denominada Li-Fi, tecnologia seria capaz de cobrir uma sala de três metros

15:07 | 19/02/2015
NULL
NULL
Uma conexão de internet por ondas de luz atinge 224 Gbps. A nova tecnologia, denominada light fidelity (ou Li-Fi), ainda está em fase de pesquisa na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A Li-Fi ainda não é usada comercialmente, mas é fonte de pesquisa desde 2011, quando foi fundada. Ela surgiu como alternativa ao Wi-Fi, que chega a uma conexão máxima de 600 Mbps.

Prós e contras

Enquanto o Wi-Fi usa um padrão de conexão via rádio, cabeada, o Li-Fi usaria padrão de luz (infravermelhas e visíveis) de lâmpadas LED para enviar os sinais. O lado negativo é a delimitação, que não passaria de cerca de três metros.

Ainda do lado positivo, o sinal poderia ser levado para qualquer lugar com uma luz de LED, desde que instalado um microchip em toda lâmpada, conforme o idealizador da ideia, Harold Haas.

Li-Fi em dados

Em experimentos, 10,5 Gbps seriam o suficiente para fazer downloads de 18 filmes de 1,5 GB em um segundo. Na Coreia do Sul, onde há a maior conexão mundial, a velocidade chega a 24 Mbps.

O estudo do Lo-Fi foi operado em campos de visão de 60° e 36°, respectivamente, num limite de 3 metros a 224 Gbps e 112 Gbps. Os resultados serviram como demonstração de que o sinal poderia cobrir uma sala.
 
Redação O POVO Online 
TAGS