PUBLICIDADE
Notícias

Microsoft apresenta Windows 10 com integração a tablets e smartphones

Além disso, Internet Explorer deverá ser substituído por outro navegador de internet

16:53 | 21/01/2015
NULL
NULL
A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, 21, alguns detalhes sobre a atualização do sistema operacional Windows 8.1, o Windows 10, ainda sem data de lançamento. Computadores, tablets, smartphones e o Xbox receberão o mesmo sistema e poderão "conversar entre si".

A empresa declarou que usuários das plataformas Windows 7, 8.1 e Windows Phone 8.1 poderão aderir ao novo sistema gratuitamente após um ano de lançamento. A ação visa a adesão do número grande de usuários da plataforma 7, que atualmente domina as máquinas.

Novas funcionalidades

A Microsoft adere ao assistente Cortana, que atende por comandos de voz. O recurso já estava inserido em alguns smartphones com o Windows Phone.

De acordo com um dos programadores da empresa, Joe Belfiore, esta experiência não será "inspirada" apenas na experiência do telefone.

"Me mostre as fotos tiradas em dezembro" ou "Cortana, toque minha música", são exemplos citados por Joe para a nova ferramenta da 10ª plataforma. 
 
[FOTO4] 

O Project Spartan também é outra aposta da empresa, que substituirá o Internet Explorer. No computador, haverá interação com páginas da web onde o usuário pode adicionar notas nas páginas (tanto em telas sensíveis ao toque, quanto em caixas de texto para as demais).
 
[FOTO5] 

Haverá também um modo de leitura offline, para que o usuário possa salvar textos sem conexões a internet.

Novas experiências pareadas com velhos sistemas

O Windows 10 voltará a ter o botão do Menu Iniciar, readaptado no Windows 8, mas vai além: ele terá uma caixa com blocos personalizados.
 
[FOTO2] 

Programas baixados na Loja da Microsoft funcionarão como programas normais, visto que na plataforma 8 e 8.1 eles são separados entre instalados e interface gráfica de blocos animados. Nenhum programa "será beneficiado".
 
[FOTO3] 

Usuários poderão criar desktops diferentes, para quaisquer propósitos. 
 
[FOTO6] 

O vice-presidente, Terry Myerson, declara que a nova interface é mais intuitiva e customizável. "Você deve ser capaz de imprimir com um movimento ou usar o Skype com um gesto intuitivo", diz.

Smartphones e tablets

O sistema será integrado com os computadores pessoais e terá os serviços da empresa em ordens prioritárias. O Skype será a ferramenta oficial de comunicação e o Office Mobile ficará mais parecido como os de PCs.

Além disso, as fotos serão sincronizadas automaticamente com o OneDrive e álbuns automáticos, baseados em localização e datas em que as imagens foram tiradas.
 
Redação O POVO Online 
TAGS