PUBLICIDADE
Notícias

Após nove anos, sonda da Nasa se aproxima de Plutão

A sonda começou a fotografar o planeta neste domingo, 25. Ela fará uma observação à distância e seguirá pelo espaço

08:37 | 26/01/2015
NULL
NULL
A sonda americana lançada pela Nasa em 2006 até Plutão continuará se aproximando daquele planeta. Ela começou a fotografá-lo neste domingo, 25, segundo a agência espacial americana.

"A New Horizons está prestes a registrar as primeiras imagens de Plutão hoje, mas a sonda ainda está a 210 milhões de quilômetros do planeta. As imagens serão um pouco distantes", explicou à AFP Mike Buckley, da Universidade Johns Hopkins em Laurel, subúrbio de Washington, que trabalha em parceria com a Nasa, neste domingo, 25.

"Plutão e sua principal Lua, Caronte, ainda aparecem como pontos sobre um fundo de estrelas. Esperamos o retorno das primeiras imagens à Terra na semana que vem, quando serão publicadas", assinalou Buckley.

Depois de viajar por nove anos, a sonda americana despertou no começo de dezembro de sua hibernação, preparando-se para a primeira exploração de Plutão e Caronte, uma de suas Luas.

Apesar da pouca iluminação sobre a superfície do planeta, do qual a New Horizons estará mais perto em 14 de julho, a sonda deverá colher dados geológicos sobre os dois astros e determinar a sua topografia.

A atmosfera que rodeia Plutão, descoberto em 1930, torna impossível orbitá-lo, motivo pelo qual a sonda fará sua observação à distância.

Uma vez cumprida a missão de observação, a New Horizons se aproximará de outros objetos do Cinturão de Kuiper.
 
AFP 
TAGS