PUBLICIDADE
Notícias

Telescópio capta imagem de alta precisão do Sol

Equipamento desenvolvido para estudar buracos negros ganha nova funcionalidade e desvendará alguns mistérios

14:59 | 29/12/2014
NULL
NULL
O telescópio Nustar, da Nasa, fez a primeira imagem de alta precisão do Sol no domingo, 27. Com isso o equipamento designado para observar buracos negros ganhou mais dois anos de missão e deverá ser desativado em 2016.

Os cientistas notaram a importância do Nustar os novos estudos ajudarão a desvendar alguns mistérios do universo. Desenvolvido pelo pesquisador especializado em física solar David Smith, a investigadora-chefe da missão do Nustar acreditava que estudar o Sol era uma "loucura". "Por que usaríamos um dos telescópios de raio-x de alta energia mais sensíveis já construídos para observar algo em nosso próprio quintal?", indagava.

David comenta que, com esse novo foco do telescópio, será possível solucionar o mistério de haver (ou não) a existência das nano-emissões solares. Isso explica o por que a atmosfera do astro é mais quente que sua superfície.

Além disso, os cientistas deverão continuar estudando os buracos negros e as supernovas (corpos celestes que resultam da explosão de estrelas).
 
Redação O POVO Online 
TAGS