Participamos do

IX Connepi tem representação de 215 alunos de instituto federal cearense

IFCE apresentará 240 trabalhos em diversas áreas de pesquisa; expectativa de acadêmicos é conseguir patrocínio para a execução de trabalhos
16:39 | Nov. 03, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na 9º edição do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (IX Connepi), 265 alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) representarão o Estado. Além disso, o evento inclui a mostra Universo IF, durante os dias 3 a 6 de novembro, no campus do Instituto Federal de São Luís do Maranhão (IFMA), em São Luís.

Os acadêmicos do IFCE, de 15 campis diferentes, apresentarão 240 trabalhos em diversas áreas, como Agronomia, Artes, Informática, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação, Telemática, Redes de Computadores, Zootecnia e outras. Segundo a professora de física do instituto cearense, Michele Queiroz, a expectativa é a divulgação da capacidade da pesquisa e ideias inovadoras dos alunos cearenses.

Dentre os participantes do evento, os alunos do oitavo semestre de Engenharia Mecatrônica, Igor Rocha de Souza, 21, e Wellington Belo, 38, afirmam que a expectativa é, além de divulgar os trabalhos, conseguir investimentos financeiros para eles possam ser executados e concretizados. Ambos mostrarão trabalhos no Universo IF.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Igor mostrará o AutoParking, um equipamento adaptado para carros, capaz de fazer o veículo fazer uma balisa ou estacionar em uma vaga. O experimento faz cálculos acerca do tamanho do espaço e permite mais segurança na hora da manobra.

Já Wellington apresenta um sistema de controle para ar-condicionado automotivo que trabalhe independente do motor, com energia solar. A ideia gera economia e é sustentável, visto que a emissão de gases seria muito menor, podendo o veículo permanecer com o ar em funcionamento enquanto o carro estiver desligado.

Os discentes participam dos eventos com apoio institucional, por meio de transporte e bolsa de assistência estudantil. A abertura está marcada para às 19h, com palestra do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade.

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente