Participamos do

Brasileiros criam sistema que transforma caixa d'água em mini usina hidrelétrica

Os dois engenheiros desenvolveram a tecnologia doméstica através de um solução simples e ecologicamente correta. Ideia já está patenteada
15:31 | Out. 31, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A escassez de água é um preocupação cada vez mais recorrente no mundo e o surgimento de novas soluções que não prejudiquem o meio ambiente são sempre bem vindas.  

Como forma de economizar água e tornar mais eficiente os sistemas de produção de energia, os engenheiros Mauro Serra e Jorgea Marangon resolveram criar um sistema simples pra uso doméstico.

A ideia empreendedora foi ganhando forma a partir de estudos e o desenvolvimento da Unidade Geradora de Energia Sustentável (UGES) tornou-se realidade. A nova tecnologia, já patenteada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é capaz de transformar caixas d’água de qualquer tamanho em mini usinas hidrelétricas, convertendo a passagem de água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia limpa, sem a emissão de gases de efeito estufa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

 

A UGES necessita de uma unidade móvel, além da existente no reservatório, para transformar toda a energia concentrada em eletricidade. Ao criar uma rede de distribuição em casa, tudo passa a funcionar proporcionalmente. Com o consumo de água, por exemplo, a energia já é automaticamente gerda com o simples uso do sistema.

De acordo com um dos inventores, a produção de energia deste sistema é ideal para abastecer aparelhos de baixo consumo, como computadores, ventiladores e lâmpadas.

A expectativa dos engenheiros é que o equipamento não poluente seja comercializado em breve. A rede pública também pode ser beneficiada com a tecnologia, que pode abastecer a iluminação das ruas ou até mesmo estabelecimentos privados que consomem muita água, como lavanderias.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente