Participamos do

Pesquisa revela hábitos e impressões de brasileiros em relação aos serviços de comunicação

16:16 | Mar. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quinta-feira, 13, Sistema de Indicadores de Percepção Social - Serviços de Telecomunicações (SIPS), que apresenta um amplo panorama da percepção da sociedade brasileira acerca do serviços de telecomunicações no Brasil, seu alcance e a forma como são ofertados.

Internet
Segundo o estudo, 40,8% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet – o valor não leva em conta a conexão via smartphone. O alcance é maior no Sudeste (51,5%), seguido por Sul (42,9%), Centro-Oeste (40,7%), Nordeste (29,2%) e Norte (20,7%).

Dentre os principais motivos aos quais os respondentes atribuem a não contratação de serviços de acesso à Internet, estão: não possuir computador – 59,6%; não ter condições de pagar o acesso – 14,1%; não ter necessidade/interesse – 8,7%; e não saber utilizar – 4,3%.

Telefonia
45,6% dos domicílios não possuem telefonia fixa. Questionados sobre o motivo para não contratar os serviços, 59,4% afirmaram que a comunicação via aparelho móvel (celular) substitui o telefone fixo.

Já em relação à telefonia móvel, ficou constatado que 15% das residências brasileiras não têm nenhum morador que possua telefone celular. Em 29,2% das casas, todos os residentes possuem celulares e em 16,3% menos da metade dos moradores têm o aparelho celular.

TV aberta e por assinatura
O estudo também mostra que 90,5% dos domicílios possuem TV aberta, enquanto 26,6% possuem TV por assinatura. Na analise feita por região, ficou claro que o Sudeste possui a maior densidade de TV por assinatura, com 41,5%, num patamar bastante superior às demais regiões Enquanto o Sul e o Centro-Oeste ficam na faixa de 22% de densidade da TV por assinatura, o Norte e o Nordeste apresentam, respectivamente, 14 % e 12,3%.

A pesquisa também revelou que 48,1% dos domicílios brasileiros possuem computador. Nesse quesito, fica evidenciado a disparidade entre as regiões. Enquanto o Sul e Sudeste têm proporção de domicílios com posse de computador de 53,5% e 54,6%, respectivamente, o Nordeste e o Norte apresentam 39,6% e 35,3%, respectivamente.

 

Redação O POVO Online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente