Participamos do

Apple vai reembolsar U$32,5 milhões em compras de apps feitas por crianças

Segundo a Câmara Federal do Comércio dos EUA, as práticas de faturamento da empresa não eram claras em compras realizadas no decorrer de jogos.
14:44 | Jan. 16, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a entrada de vários casos  na FTC (Câmara Federal de Comércio dos EUA) e um acordo, a Apple decidiu reembolsar um total de U$32,5 milhões (cerca de R$76,6 milhões) para seus usuários por compras feitas por crianças em aplicativos móveis sem o consentimento de maiores de idade responsáveis.

 Pais que permitiram o acesso de seus filhos a seus iPhones e iPads reclamavam que as crianças realizavam compras com facilidade, sem necessidade de permissão dos donos. Por isso, parte do acordo também pontua que a Apple deverá mudar suas práticas de faturamento, tornando-as mais óbvias e claras no momento de compras que acontecem no decorrer de um jogo ou quando um aplicativo está sendo adquirido.

 Para Tim Cook, executivo-chefe da companhia, a empresa cedeu porque o decreto não obrigava a Apple  a fazer nada que eles "já não fossem fazer".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Decidimos aceitar a decisão, em vez de assumir uma longa e pertubadora luta legal", explicou.

 Em uma das queixas feitas a FTC, um pai afirmou que a filha havia gastado U$ 2.600 no jogo "Tap Pet Hotel", onde crianças podem construir um alojamento para animais. Outros consumidores relataram gastos de U$500 em aplicativos como "Dragon Story" e "Tiny Zoo Friends".

 Segundo a Câmara, esses pais não sabiam que os filhos tinham 15 minutos para realizar compras ilimitadas sem que fosse necessária outra autorização.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente