PUBLICIDADE
Notícias

Facebook lança sociedade global para favorecer acesso à internet

Projeto busca principalmente diminuir o custo dos serviços de internet nos telefones celulares em países em desenvolvimento

11:14 | 21/08/2013
NULL
NULL

Grandes grupos tecnológicos internacionais sob a iniciativa do Facebook lançaram nesta quarta-feira uma sociedade para favorecer o acesso à internet às pessoas de baixa renda, segundo um comunicado.

O projeto Internet.org busca principalmente diminuir o custo dos serviços de internet nos telefones celulares em países em desenvolvimento.

"Tudo o que o Facebook fez foi dar às pessoas no mundo a oportunidade de se conectar", declarou o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, na nota.

"Há grandes barreiras nos países em desenvolvimento para se conectar e se unir à economia do conhecimento. A Internet.org é uma sociedade global que trabalhará para superar estes desafios, entre eles tornar acessível a internet para aqueles que não podem custeá-la", acrescentou.

Atualmente, apenas 2,7 bilhões de pessoas, pouco mais de um terço da população mundial, tem acesso à internet, afirmou o comunicado, ao ressaltar que a quantidade de novos conectados permanece baixa.

A associação também inclui os fabricantes de telefones celulares Nokia (Finlândia) e Ericsson (Suécia), o gigante sul-coreano da eletrônica Samsung, os fabricantes de componentes Qualcomm (Estados Unidos) e MediaTek (Taiwan), e o navegador em internet norueguês Opera. As redes sociais Twitter e LinkedIn também irão colaborar, mas não como sócios completos.

A iniciativa buscará simplificar os aplicativos móveis para torná-los mais eficazes e melhorar os componentes dos celulares e das redes para que ofereçam um melhor rendimento e consumam menos energia.

O projeto também prevê desenvolver smartphones a baixo custo, mas de alta qualidade, e formar associações para estender o acesso à internet a zonas que ainda não estão conectadas.

O Internet.org foi projetado seguindo o modelo de outra iniciativa do Facebook, Open Compute Project, lançado em abril de 2011 para democratizar e melhorar os materiais utilizados nos centros de dados. Embora no início tenha sido recebido com receio, o projeto seduziu pouco a pouco os gigantes da indústria informática.

A ideia do Facebook surge num momento chave para o mercado tecnológico: os mercados maduros encontram-se saturados e já não apresentam um potencial de crescimento importante, enquanto regiões como África, América Latina e alguns países da Ásia surgem como campos férteis.

[VIDEO1] 

AFP

TAGS