PUBLICIDADE
Notícias

Gradiente recusa acordo sobre direitos da marca "iphone"

12:07 | 29/07/2013

A IGB Eletrônica, dona da Gradiente, não chegou a um acordo com a Apple sobre os direitos da marca "iphone" e decidiu dar andamento judicial sobre a questão, informou na última sexta-feira, 29, a companhia.

Em nota, a Apple disse ter procurado os advogados da IGB para negociar a compra dos direitos da marca: "A companhia decidiu dar andamento no processo judicial por ela movido em São Paulo e contestar o processo que é movido contra o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e contra a companhia na Justiça Federal do Rio de Janeiro".

Entenda
A IGB Eletrônica arrendou a marca Gradiente para a Companhia Brasileira de Tecnologia Digital (CBTD) em 2011 para levantar recursos e pagar credores. Em fevereiro, o INPI decidiu que o uso da marca "iphone" no Brasil é de direito da Gradiente, que pediu o registro do nome em 2000 e obteve a autorização oito anos depois.


A Apple, que tem o smartphone com o mesmo nome, fez o pedido de registro da marca no país em 2007, ano em que lançou a primeira versão do celular. A IGB informou, por meio de um comunicado, que seu pedido de liminar na ação em que é autora, determinando a suspensão imediata das vendas da Apple, não foi deferido.


"A companhia segue otimista, e no meio tempo será lançado um novo modelo de 'iphone' com a marca Gradiente", acrescentou. A companhia informou, ainda, que o pedido de registro de companhia aberta da HAG Participações, holding de acionistas da Gradiente, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), continua em processamento. A autarquia fixou 31 de julho como novo prazo para que sejam apresentados os documentos e fornecidas as informações requeridas.


Diferenças
Mês passado, a fabricante brasileira Gradiente anunciou a renovação da linha de produtos iphone com novos smartphones. Com isso, o mercado passou a ter dois celulares de nome similar, sendo que aquele fabricado pela Apple se destaca no noticiário de tecnologia.


A Gradiente divulgou um em que mostra as diferenças entre os dois gadgets:

[VIDEO1]
Redação O POVO Online
com informações do jornal O GLOBO

TAGS