PUBLICIDADE
Notícias

Startup desenvolve smartphone ecologicamente correto

Segundo a empresa, a matéria-prima comprada para fazer o aparelho não financia grupos armados ou conflitos

14:24 | 28/05/2013
NULL
NULL

Uma startup holandesa está desenvolvendo um smartphone que pretende ser ecologicamente correto. O Fairphone almeja ser construído em parte por material reciclado e não por minerais extraídos de áreas em conflitos, como a maioria dos aparelhos recentes.

As práticas e acordos de venda também serão transparentes, trabalhando somente com fornecedores que possibilitem boas condições de trabalho aos seus funcionários, além de manter negociações transparentes com os produtores.

Segundo a empresa, a matéria-prima comprada para fazer o aparelho não financia grupos armados ou conflitos, sendo proveniente de minas que tratam os trabalhadores como seres humanos, na República Popular do Congo, na África.

O aparelho, que está em fase de pré-venda há quase um mês, conta com uma tela 4,3 polegadas e 16 GB de armazenamento interno. Entre outros atrativos, o smartphone tem espaço para dois chips, câmeras de 8 e 13 megapixels e sistema operacional Android 4.2 (Jelly Bean). Ele pode ser comprado por meio do site da empresa pelo valor de R$ 860.

De acordo com o site Exame, a fábrica do Fariphone na China investe na melhora das condições de trabalho e dos salários de seus operários, além de doar três euros de cada unidade do aparelho vendido para a remoção do lixo eletrônico em Ghana.

Até agora, mais de 2.300 aparelhos foram vendidos, mas a startup só dará início à produção do smartphone quando este alcançar o número de 5 mil vendas. Confira vídeo promocional em inglês:

[VIDEO1] 

Redação O POVO Online 

TAGS