PUBLICIDADE
Notícias

Nova ação contra Google em Bruxelas

08:42 | 09/04/2013
Uma nova ação contra o gigante da internet Google, acusado de práticas contrárias à concorrência relacionadas com seu sistema operacional Android, foi apresentado à Comissão Europeia.

"Google utiliza seu sistema operacional para celulares Android como um 'Cavalo de Troia' para enganar seus sócios, monopolizar o mercado da telefonia móvel e controlar os dados dos clientes", acusa em um comunicado Thomas Vinje, advogado do grupo demandante, Fairsearch, que reúne 17 empresas, entre elas Nokia e Microsoft.

"Pedimos que a Comissão atue rapidamente e de maneira decisiva para proteger a concorrência e a inovação neste mercado chave. Se nada for feito, isto estimulará o Google a seguir cometendo abusos de posição dominante nas plataformas móveis (...) que estão cada vez mais dominadas pelo sistema operacional Android ", completa o comunicado.

O FairSearch acusa o Google de obrigar os fabricantes que utilizam o Android e que desejam propor aplicativos do Google, como Maps, Play ou Youtube , a aceitar também uma série de aplicativos Google.

Segundo o FearSearch, os aplicativos são propostos em detrimento dos produtos da concorrência. Além disso, isto coloca o Android em uma posição de controle dos dados dos clientes, afirma o advogado.
AFP

TAGS