PUBLICIDADE
Notícias

Cílio eletrônico permite interagir com dispositivos eletrônicos

A novidade permite que o usuário, por exemplo, possa abrir o portão de casa, trocar os canais da TV ou até mesmo mandar um e-mail com um piscar de olhos

15:25 | 12/04/2013
NULL
NULL
Katia Vega, 29, uma pesquisa peruana, doutoranda da PUC do Rio de Janeiro, venceu a competição de tecnologia e inovação TEI Design Challenge 2013, quando apresentou os “cílios eletrônicos”, capazes de interagir com dispositivos conectados a rede.

A novidade permite que o usuário, por exemplo, possa abrir o portão de casa, trocar os canais da TV ou até mesmo mandar um e-mail com um piscar de olhos, literalmente. Os cílios chamados de Beauty Technology, fazem parte de uma linha de desenvolvimento de gadgets usáveis, sendo o maior representante o Google Glass. “Minha ideia foi criar um produto eletrônico que pudesse ficar oculto sob a maquiagem das mulheres”, observou Katia.

“Tratei quimicamente falsos cílios. Usei prata, níquel preto e outros elementos químicos, para que os cílios parecessem pretos e naturais, apesar de suportarem entre seus fios um transmissor de sinais infravermelho. Um dispositivo receptor dos sinais ficava em meu bolso e podia interagir com outros equipamentos por meio de piscadas no olhar”, afirma a pesquisadora.

Em sua apresentação no evento, Katia sincronizou seus cílios com um helicóptero de brinquedo, que recebia ordens para alçar voo e pousar a cada piscada de olhos da pesquisadora. Além disso, o cílio foi usado para trocar imagens em um projetor.

“Durante a competição, antes de eu explicar o funcionamento do produto, as pessoas na plateia não tinham ideia de como eu poderia operar um dispositivo remoto apenas piscando meus olhos”, disse Katia.
Redação O POVO Online

TAGS