PUBLICIDADE
Notícias

CERN fará pausa de dois anos após descoberta em 2012 do bóson de Higgs

Esta pausa tem por objetivo realizar trabalhos de renovação e melhora do Grande Colisor de Hádrons (LHC), que permitiu esta descoberta em julho

10:50 | 14/02/2013
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

O CERN, o laboratório europeu de pesquisas nucleares baseado na fronteira franco-suíça perto de Genebra, fará uma pausa em suas atividades de quase dois anos desde 14 de fevereiro, após a extraordinária descoberta em 2012 do bóson de Higgs.

Esta pausa tem por objetivo realizar trabalhos de renovação e melhora do Grande Colisor de Hádrons (LHC), que permitiu esta descoberta em julho.

O LHC é o maior acelerador de partículas do mundo e foi inaugurado no fim de novembro de 2009. Foi construído no túnel subterrâneo circular (26,6 km de circunferência) de seu antecessor, o LEP (Large Electron Positron).

Durante dois anos não haverá colisão de partículas. No entanto, serão realizados trabalhos para renovar as instalações e preparar o LHC para um novo ciclo de exportação energética.

Nos últimos três anos, o LHC produziu "mais de 6 bilhões de colisões, e este resultado superou todas as expectativas", declarou Seteve Myers, diretor de aceleradores e de tecnologia do CERN.

AFP

TAGS