Participamos do

Mozilla apresenta prévia de seus smartphones

15:28 | Jan. 22, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Mozilla Foundation apresentou nesta terça-feira, 22, uma prévia de dois smartphones, após ter convidado desenvol- vedores para experimentar seu novo sistema operacional para celulares de código aberto, desafiando o iOS Apple e o Android da Google.

O anúncio marcou um passo mais amplo do sistema operacional Firefox OS que está sendo construído, usando padrões da web abertos, como o browser Firefox Web.

A prévia do telefone foi feita por um pequeno fabricante com sede na Espanha, GeeksPhone, a primeira em que o grupo sem fins lucrativos espera que seja uma série de smartphones de baixo-custo que possa ser vendido em todo o mundo.

"Esta semana estamos anunciando a prévia de nossos telefones Firefox OS porque acreditamos que os desenvolvedores trarão a força da web para o celular", disse Stormy Peters em um post em um blog, diretora de sites e de engajamento de desenvolvimento do Mozilla.

"Se você é um desenvolvedor interessado em tecnologias da web e celular, agora é tempo de experimentar o Firefox OS", disse Peters.

O sistema operacional, disse ela, é um esforço para "manter a web aberta" e "ajudar a garantir que a força da web esteja disponível a qualquer pessoa, mesmo nos aparelhos móveis".

Ao usar a plataforma aberta, disse ela, "você não está preso em um ecossistema controlado pelo vendedor. Você pode distribuir aplicativos através do Firefox Marketplace, seu próprio website, ou qualquer loja baseada na loja de aplicativos aberto da Mozilla".

O famoso projeto do grupo sem fins lucrativos Boot to Gecko desafia o Android, do Google e o iOS da Apple, para criar uma alternativa que possa produzir smartphones que sejam mais baratos que um iPhone, mas ofereça experiência similares que as de outras plataformas.

O GeeksPhone disse em seu site que os dois novos celulares se chamam Keon, com uma tela de 3,5 polegadas, e Peak, com uma tela maior, de 4,3 polegadas. Ambos usam chips Qualcomm Snapdragon.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente