Participamos do

Internet completa 30 anos

O TCP/IP surgiu para uniformizar o tráfego entre redes embrionárias já existentes como a Arpanet, desenvolvida pelo laboratório de Defesa dos Estados Unidos (Darpa)
11:55 | Jan. 02, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Na última terça-feira, 1º de janeiro de 2013,  a internet moderna baseada no protocolo TCP/IP completou 30 anos.

Para celebrar a data, o Google convidou seu vice-presidente e evangelista da web, Vincent Cerf, para contar a história. Cerf foi um dos criadores do protocolo TCP/IP ao lado de Jon Postel e Robert Kahn.

“Robert Kahn e eu desenvolvemos um novo protocolo de comunicação de computador projetado para suportar a conexão entre diferentes redes. Nós o chamamos de TCP, abreviação para ‘Transmission Control Protocol’ e, em 1974, publicamos um artigo sobre isso na ‘IEEE Transactions on Communications’”, afirmou ele.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Mais tarde, para lidar melhor com a transmissão de dados em tempo real, incluindo voz, dividimos o TCP em duas partes, o que deu origem ao Internet Protocol, ou IP. Os dois protocolos combinados eram apelidados de TCP/IP.”

Em 1981, o Darpa começou a testar o protocolo para integrar suas redes. No dia 1º de janeiro de 1983, os 400 servidores do laboratório, baseados no protocolo NCP, foram desligados e o sistema migrou para o TCP/IP, dando origem à internet atual.

“Quando chegou o dia, o principal sentimento foi de alívio, especialmente entre os administradores do sistema. Não houve celebrações. As únicas lembranças que tenho são os bottons com a inscrição ‘Eu sobrevivi à migração para o  TCP / IP’”, relembrou Cerf no blog do Google.

 

Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente