Participamos do

Facebook pode ajudar no diagnóstico de distúrbios mentais

Comportamento na rede social serve como indicadores fundamentais para a construção de um diagnóstico, além dos relatos do paciente
14:10 | Jan. 28, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Segundo um estudo norte-americano, a adenonia e a atividade social de um indivíduo no Facebook podem ter relação. A adenonia significa a perda de prazer em atividades sociais no mundo real, como sair na companhia de amigos, por exemplo.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, pessoas com um nível elevado do distúrbio costumam ter menos amigos nas redes sociais, postam poucas fotos de si mesmo e levam mais tempo para responder recados. A adenonia pode surgir em consequência de depressão, neurastenia e alguns tipos de esquizofrenia.

Para diagnosticar a doença, os estudiosos acreditam que as redes sociais utilizadas pelo paciente sirvam de indicadores fundamentais tanto quanto os relatos pessoais feitos por familiares ou pelo próprio paciente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo a coordenadora do estudo, Elizabeth Martin, pessoas com o distúrbio podem ter memória pouco precisa, por isso, as redes sociais como o próprio Facebook funciona como uma ferramenta capaz de revelar outros elementos da comunicação do indivíduo e colaborando com a construção do diagnóstico.

A publicação científica, que foi divulgada no "Psychiatry Research" contou com 211 universitários que foram diagnosticados com o distúrbio.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente