PUBLICIDADE
Notícias

Há 20 anos o primeiro SMS era enviado

11:22 | 03/12/2012
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Há 20 anos era enviada a primeira mensagem de texto do mundo e o engenheiro de software britânico que o enviou afirmou nesta segunda-feira que está maravilhado ao ver como essa tecnologia se desenvolveu.

Neil Papworth foi escolhido ao acaso para enviar a mensagem - que dizia "Merry Christmas" (Feliz Natal) - ao diretor da gigante telecomunicações britânica Vodafone depois de ter trabalhado desenvolvendo o software.

A Vodafone quis desenvolver a tecnologia como uma melhoria do "paging" (bipe), disse Papworth, e ninguém percebeu na época como isso mudaria a cultura da comunicação para sempre - 150 bilhões de mensagens de texto foram enviadas na Grã-Bretanha apenas no ano passado.

"Eles pensaram que ela seria utilizada como um pager executivo, então as secretárias poderiam entrar em contato com seus chefes enquanto eles estivessem fora e eles poderiam dizer a elas o que fazer e onde ir", explicou Papworth à rádio BBC.

No dia 3 de dezembro de 1992 ele tinha 22 anos e trabalhava para a empresa Sema Group Telecoms, nos escritórios da Vodafone em Newbury, no sudoeste da Inglaterra, desenvolvendo o que era conhecido como Short Message Service Centre (SMSC).

Os telefones celulares ainda não tinham teclados, então ele escreveu a mensagem em um teclado de computador.

"Eu costumava ir lá todos os dias, ajudá-los a testar o sistema, ligá-lo a sua rede e fizemos muitos testes ali nas semanas seguintes", afirmou Papworth.
"Então chegou o dia no qual eles quiseram enviar esta mensagem e eu não lembro exatamente como isso aconteceu, mas era e quem estava lá e então no fim fui eu que a enviei", disse.

"A mensagem foi 'Merry Christmas'. Foi direcionada a um homem chamado Richard Jarvis, ele era diretor da Vodafone na época e estava na festa de Natal da Vodafone do outro lado da cidade".

Longe de perceber que era parte de um evento histórico, Papworth disse que seu maior sentimento foi de alívio.

"Fazer com que a mensagem funcionasse era importante, então, para mim, quando aconteceu foi mais um alívio do que qualquer outra coisa o fato de nosso software ter demonstrado sua capacidade e feito seu trabalho", disse.

À medida em que as mensagens de texto ganhavam popularidade rapidamente, a Vodafone solicitou mais e mais equipamentos para suportar o sistema.

"Foi muito bom para os negócios quando isso decolou porque vendemos mais sistemas, e também é maravilhoso ver quantas pessoas utilizam o serviço e a variedade de aplicações que as pessoas acharam para isso", afirmou Papworth.

Papworth vive agora na cidade franco-canadense de Montreal com sua esposa e seus três filhos e trabalha como arquiteto de software.

 

AFP

TAGS