PUBLICIDADE
Notícias

Facebook ajuda FBI a capturar cibercriminosos

10:22 | 13/12/2012
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Com a ajuda do Facebook, o FBI, a Polícia Federal americana, prendeu 10 criminosos de diferentes países que mantinham conexões com organizações cibercriminosas internacionais, que tinham como alvo usuários da rede social.

A operação identificou organizações que utilizaram diversas versões de um malware chamado Yahos. O vírus já conseguiu se instalar em  mais de 11 milhões de computadores e causou mais de 850 milhões de dólares em perdas por meio de uma botnet chamada Butterfly - responsável pelo roubo de dados de cartões de crédito, conta bancária, e outras informações pessoais de usuários, disse o FBI em comunicado oficial.

Botnets são redes de computadores que foram comprometidos por um malware. As máquinas são controladas remotamente por cibercriminosos para executar múltiplos  ataques, incluindo os de negação de serviço (DDoS).

As 10 pessoas detidas são da Croácia , Bósnia e Herzegovina,  Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, Macedônia  e dos EUA.

O alvo do Yahos eram os usuários do Facebook cadastrados de 2010 a outubro de 21012, e os sistemas de segurança foram capazes de detectar contas afetadas e fornecer ferramentas para remover essas ameaças, informou o FBI.

A equipe de segurança do Facebook colaborou com as autoridades policiais na investigação, ajudando a identificar os autores, e as vítimas afetados pelo malware.

Além do FBI e do Departamento de Justiça dos EUA, as autoridades de outros países também foram envolvidas na operação.

 

Redação O POVO Online

TAGS