PUBLICIDADE
Notícias

Kodak fecha acordo para escapar da falência

07:40 | 13/11/2012
divulgação
divulgação

O gigante da fotografia Eastman Kodak anunciou na última segunda-feira um acordo para empréstimos que poderá ajudar o grupo a escapar da falência, por meio da venda de patentes totalizando 500 milhões de dólares.

"Este financiamento é um elemento-chave para permitir à Kodak honrar o restante de seus compromissos de reestruturação e sair" da proteção da lei de falências "já no primeiro semestre de 2013", destacou o grupo em um comunicado.

O acordo inclui a concessão por parte dos bancos JP Morgan e UBS, e dos fundos de investimentos Centerbridge e GBO, de créditos totalizando 793 milhões de dólares, sendo 476 milhões em novos créditos e 317 milhões para refinanciar antigos empréstimos, segundo a Kodak.

Uma das condições estabelecidas para a entrega dos fundos é "a venda do portfólio de licenças de imagens numéricas da Kodak por ao menos 500 milhões de dólares".

A princípio, a Kodak pretendia obter 2,4 bilhões de dólares com a venda de 1.100 patentes do grupo.

Segundo The Wall Street Journal, a Kodak negocia estas patentes com um grupo de candidatos que inclui Apple, Microsoft, Google, RPX Group e Intellectual Ventures Management.

Kodak, fundada há 131 anos, pediu proteção da lei de falências em 19 de janeiro, após ser afogada pelo setor digital. Desde então, realizou uma pesada reestruturação.

 

AFP

TAGS