PUBLICIDADE
Notícias

Anonymous irá desligar sites do governo sírio

Há a especulação de que o apagão dos meios de comunicação no país tenha sido uma providência para silenciar a oposição ao presidente Bashar al-Assad

13:47 | 30/11/2012
NULL
NULL

O grupo mundial de hackers Anonymous afirmou que irá tomar uma medida em resposta ao corte das linhas telefônicas e da internet no país da Síria, na última quinta-feira. Eles pretendem desligar websites do governo sírio em todo o mundo. Nesta sexta-feira, 30, o país segue sem telefone e internet pelo segundo dia consecutivo.

Há a especulação de que o apagão dos meios de comunicação no país tenha sido uma providência para silenciar a oposição ao presidente Bashar al-Assad. No último dia 29, a internet na Síria, país que está passando por um sério conflito interno, foi interceptada ao meio-dia. As linhas telefônicas também foram afetadas de forma significativa.

De um lado, o governo sírio afirma que o apagão foi obra de terroristas. Já de acordo com a oposição e os grupos de direitos humanos, o incidente certamente foi provocado elas autoridades. Ativistas ainda chegaram a afirmar que cortes repentinos nas redes de telecomunicações costumam acontecer antes de grandes ofensivas militares.

A associação de grupos de hackers Anonymous é conhecida pela luta contra a censura na internet. Segundo o grupo, todos os sites ativos pertencentes ao governo sírio, começando elas embaixadas, serão tirados do ar.

Na manhã desta sexta-feira, o site da Síria na Bélgica havia caído. No entanto, o site da embaixada na China, que seria o primeiro a cair segundo o Anonymous, ainda estava ativo. Boa arte dos sites ministeriais estava fora do ar, mas isso pode ser por conta do próprio apagão. As informações são da revista Info.

Redação O POVO Online

TAGS