PUBLICIDADE
Notícias

Robô nadador é criado por cientistas japoneses

Com membros proporcionais e tendo metade do tamanho de um homem comum, o robô é capaz de nadar em modalidades diferentes como crawl e costas

17:36 | 31/07/2012
NULL
NULL

Um robô que imita um nadador foi criado pelos cientistas do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão. Ele poderá servir para patrulhar fronteiras e auxiliar banhistas em casos de risco.

A mistura das palavras swimmer (nadador) e humanoid (humanóide) deu origem à "Swumanoid", que foi o nome escolhido para denominar o robô. Ele também poderá ser útil no treinamento de atletas e na criação de trajes de banho mais aerodinâmicos.

Com membros proporcionais e tendo metade do tamanho de um homem comum, o robô é capaz de nadar em modalidades diferentes como crawl e costas. Para exercer o estilo peito será necessário desenvolver um novo par de pernas específicas.

Os movimentos são controlados por 20 motores à prova d’água (12 deles nos membros superiores, um na cintura e sete nas pernas).

O robô chega a atingir 6 metros por segundo na água (um terço do recorde atual). Os pesquisadores pretendem aperfeiçoar os membros do Swumanoid para diminuir sua resistência à água. As informações são site G1.

Redação O POVO Online

TAGS