PUBLICIDADE
Notícias

Facebook monitora os chats em busca de atividade suspeita

17:13 | 16/07/2012
AFP
FACEBOOK
AFP FACEBOOK

Usuários do Facebook que pensam que suas conversas pelo chat da rede social são de conhecimento único e exclusivo deles estão muito enganados.Em entrevista à agência Reuters o diretor de segurança da companhia, Joe Sullivan, revelou , que a rede social implantou uma espécie de filtro nos bate-papos entre os usuários.

Com a intenção de monitorar possíveis atividades suspeitas, o sistema cria alertas quando capta conteúdos inadequados em conversas e, dependendo do caso, recomenda que um funcionário da empresa entre em contato com a polícia.

O software está de olho em bate-papos entre membros que não têm muito contato no Facebook e, de repente, começam a conversar. Este pode ser um indício de ameaça, bullying, chantagem, ou algo do tipo. O programa funciona como um scanner que procura por certas frases relacionadas a crimes como pedofilia, por exemplo. Em um caso exemplificado , um homem de 30 anos foi detido após fazer insinuações sexuais para uma menina de 13.

“A tecnologia do Facebook automaticamente identificou o rapaz, que havia marcado de encontrar a menina após a escola no dia seguinte, e avisou para um funcionário chamar a polícia. As autoridades foram à casa da menina, analisaram o PC e prenderam o homem no dia seguinte”, diz o artigo.

Não existem muitos detalhes sobre esta ferramenta, com a intenção de não dar possibiliades dos criminosos inventarem uma maneira de burlar o monitoramento. Além, é claro, de evitar a polêmica por estar bisbilhotando os bate-papos alheios. Mas a ferramenta é claramente um meio de proteger os usuários.

“Nunca quisemos fazer com que os empregados olhassem conversas pessoais, então é importante que usemos essa tecnologia com muito cuidado e somente nos casos em que realmente se fizer necessário”, explicou Sullivan.Com informações do TechTudo

 

Redação O POVO Online

TAGS