PUBLICIDADE
Notícias

Cybercriminosos aplicam golpes utilizando conversores gratuitos na internet

12:25 | 31/07/2012

Usuários que buscam por aplicativos para converter vídeos do Youtube em arquivos de áudio podem ser vítimas de um novo golpe.O esquema descoberto e divulgado pela empresa de segurança de informações ESET, explica que a porta é o site Youtube.

De acordo com a empresa, os internautas se deparam com um vídeo onde é mostrado a captura de uma tela dentro do player com instruções para o usuário a acessar outro site diretamente. Quando o usuário acessa o endereço indicado, ele é imediatamente direcionado a outra página. O site em questão carrega um javascript com conteúdo de terceiros e anúncios indicando um “cartão presente”, que deve ser acessado para que o download do conversor seja liberado.

Se o usuário optar por seguir em frente e requisitar o download, ele irá acessar mais páginas com javascript e um grande tráfego de dados. Serão pedidas mais informações pessoais como sexo,e-mail, endereço ,idade e telefone, além de ser levado a concordar em ser contatado por outras empresas.

Raphael Labaca, Coordenador de Pesquisa da ESET da América Latina, afirma que esse tipo de golpe pode ser replicado em qualquer parte do mundo, onde os criminosos virtuais criam falsos anúncios de lojas online na tentativa de extrair dados dos internautas de forma ilegal. O especialista ainda complementa: “Inclusive no Brasil já foram reportados casos de phishing onde o usuário era levado a inserir informações pessoais para ganharem prêmios como passagens aéreas, promoções, carros esportivos e phishing de cartão de crédito”.

“O objetivo desse tipo de golpe é fazer com que os usuários insiram o maior número possível de dados pessoais para que futuramente possam ser usados em transações”, afirma Camillo Di Jorge, country manager da ESET Brasil.

Ainda de acordo com a companhia, mesmo que o usuário não caia na história do “conversor pra mp3 gratuito”, os cybercriminosos que aplicam o golpe conseguem lucro pela quantidade de tráfego, pois os sites ganham posicionamentos altos nas pesquisas dos sites de busca.Com informações do Techtudo.com

 

Redação O POVO Online

TAGS