PUBLICIDADE
Notícias

Smartphones com Android poderão ser adquiridos por R$ 400 no segundo semestre, diz ministro

09:20 | 05/06/2012
afp
telefonia
móvel
afp telefonia móvel

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou na última segunda-feira ,4, que smartphones com Android poderão ser adquiridos por cerca de 400 reais a partir do segundo semestre de 2012.

Essa medida faz parte da política de redução de custos e serviços do setor de comunicações, a intenção é que , com o barateamento, os investimentos no setor de telefonia possam ser ampliados.

"Estou convencido que é preciso aumentar investimentos em telefonia. Trabalhamos numa Medida Provisória para reduzir impostos federais para a construção de redes de telecomunicações. Os equipamentos têm desoneração de IPI e terão de Cofins", disse Bernardes, em entrevista ao site G1, durante visita às instalações do controle de telefonia e internet da empresa Oi no Riocentro, Zona Oeste do Rio. "O uso aumentou 340% em 2011.o baratear os aparelhos com certeza vai ter um aumento mais expressivo ainda. Os tributos dos serviços têm uma carga tributária que vai de 50% a 75%. A tributação estadual é ainda maior devido ao ICMS. Deveria ser feito um esforço conjunto federal e estadual para reduzir tributos. Com isso, vai aumentar o uso, o que vai compensar a diminuição do tributo."

Ainda segundo a reportagem, Bernardo desenvolverá uma lista de sugestões que devem ser analisadas pela presidente Dilma Rousseff, visando essa ampliação do setor de telecomunicações e intensificando a redução de custos. "Celular, banda larga, telefonia móvel. Tem que fazer esforço para baratear custos. Vamos levar propostas. Temos que resolver como estimular a completa digitalização da TV até 2016."

Espera-se que o investimento para este ano no setor chegue aos 25 bilhões de reais.

 

Redação O Povo Online

TAGS