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Cearenses criam rede social para amantes de games

A rede social Alvanista, criada pelos cearenses da Fan Studios e da Astux, promete ser um novo ponto de encontro virtual para quem gosta de jogos

08:26 | 30/05/2012
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Quem é apaixonado por livros pode compartilhar as experiências de leitura no Skoob. Quem gosta de filmes pode fazer o mesmo no Filmow. Mas, e quem gosta de games, onde compartilha as experiências? Foi pensando nisso que a equipe de cearenses da Fan Studios e da Astux decidiram criar a Alvanista, uma rede social para gamers.

A novidade proporciona aos jogadores a possibilidade de compartilhar experiências, críticas e recomendações sobre diversos jogos. De acordo com a descrição da rede social, o nome Alvanista é uma forma de homenagear os clássicos RPGs low-tech e vem do jogo Tales of Phantasia, do Super Nintendo.

De acordo com Breno Pinheiro, diretor de arte do Alvanista, junto com os fundadores Bruno Cavalcante e Kim Lima, e criador do iHitch, a ideia surgiu quando um dos parceiros de trabalho de Breno comprou um Playstation 3 e precisou saber quais jogos seus amigos tinham, para pedir emprestado – visto que os jogos são bem caros. Os amigos não encontraram nenhum site com uma proposta de compartilhamento de jogos que atendesse a necessidade. Daí surgiu a ideia de criar a Alvanista.

Como usar:
Para utilizar a rede social é simples, basta conectá-la com a conta do Facebook e preencher alguns dados, além da identificação dos games utilizados, como PS3 ou Xbox. Não há dúvidas de que, ao entrar, você se depara com um planeta habitado por pessoas que compartilham de um mesmo prazer.

O usuário pode escrever na rede social, por exemplo, sobre os jogos de sua preferência, os que têm ou deseja ter, e os que já finalizou. Além disso, pode criar listas com os games favoritos da infância ou com os 10 melhores jogos de ação em 2011, por exemplo. Uma proposta interessante da Alvanista é a de recomendar jogos aos usuários de acordo com os jogos favoritos já indicados.

Versão beta
No dia 1° de junho, a Fan Studios e a Astux devem iniciar a produção da versão beta da Alvanista. “Estamos aperfeiçoando a comunicação entre usuários, o visual da rede, os rankings e estamos adicionando integração com o Twitter”, disse Breno Pinheiro. O objetivo do aperfeiçoamento da Alvanista é que ela possa satisfazer a maioria dos ‘perfis gamers’, desde o ‘Hardcore gamer’(jogador que passar mais que cinco horas jogando por dia) ao ‘Casual Gamer’(jogador que joga em filas de banco), destaca Breno.

Que tal testar?
Convidamos dois fãs de games para testar a rede social e expor a sua opinião sobre a novidade:

Ramon Braga tem 23 anos, é viciado em games e se tornou adepto ao jogos de PC há mais de dez anos.  Ele testou a versão alfa e deixou sua opinião sobre o assunto.

“A ideia do site é interessante, porém para uma rede social “tá” faltando interação, principalmente com desconhecidos. Acho que os reviews eram pra ser votados e comentados, pois em todo jogo existe fãs, jogadores casuais, críticos hardcore. Acho que era para haver um espaço na página dos games para os membros comentarem e trocarem ideias, seria interessante também um link na página para postar suas streams, uma parte dos jogadores possui isso. Gostei da parte de marcação sobre o que estou jogando, o que tenho o que gosto etc... Gostei também do espaço para postar o nick da PSN, Steam e Xbox live (Acho que falta só a battletag dos jogos da blizzard e os da Origin), em relação aos jogos também, poderia ter um marcador de estrela para cada usuário votar e tirar uma média para o jogo. Destacar as melhores críticas em votação e as piores”.

Glauber Filho tem 17 anos e também é viciado em games há um bom tempo. (A conversa aconteceu pelo bate-papo do Facebook, por isso há algumas adaptações para contextualizar o diálogo).

Sobre o compartilhamento de experiências, Glauber acredita que a rede social pode ter sucesso já que “a era do videogame não é tão recente. Muitos vão se lembrar do velho Atari ou do clássico Nintendo 64. A popularidade dos games só ficou maior agora devido à possibilidade de jogar online, antes era apenas o modo história e um multiplayer com amigos que você chamava pra aparecer na sua casa, mas nem sempre dava certo. Agora, com os gamers podendo jogar nas próprias casas, podem jogar com os amigos online...”.

“A proposta é até inovadora para quem é fã de videogame. Já se publicavam revistas com análises, mas tudo vinha de uma equipe que nem sempre era de absoluta confiança. Com uma rede com milhares de opiniões, você tem uma ideia melhor sobre os jogos. Se muitos falam mal, você evita jogar, se muitos falam bem, você joga com mais vontade. Assim como o Facebook, tem seus "bilotos" de opinião: "Gosto", "Tenho", "Quero", "Jogando", "Joguei" e "Finalizei". Se você tem uma conta e coloca a ID, eles têm acesso à sua conta e, por exemplo, mostram a porcentagem que você jogou determinado jogo, segundo o sistema de troféus”, destaca Glauber Filho.

Reportagem: Jéssica Welma
Colaboração: Jéssika Sisnando
Redação O POVO Online

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