PUBLICIDADE
Notícias

Doodle do Google homenageia escritor Charles Dickens

09:29 | 07/02/2012

O Google faz homenagem, nesta terça-feira, 7, ao bicentenário do nascimento do escritor britânico Charles Dickens (1812-1870), autor de grandes clássicos da literatura universal, dos quais muitos foram adaptados tanto para o cinema como para o teatro.

No desenho do Doodle, é retratado o cotidiano de Londres bem como os personagens criados por Charles Dickens.

Confira galeria de imagens

Adaptações

As obras de Dickens gozam ainda hoje de grande popularidade. Ainda este ano deve estrear no cinema a última de uma longa lista de adaptações, "Great Expectations" (Grandes Esperanças), protagonizada por Fiennes e Helena Bonham Carter.

Uma das biógrafas do escritor, Claire Tomalin, considera que na atualidade ninguém pode ser comparado a Dickens.

"Possuía uma energia extraordinária, sendo um trabalhador incansável. Seus três primeiros romances -"Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick", "Oliver Twist" e "Nicholas Nickleby"- foram publicadas inicialmente como folhetos que saíam uma vez por mês", disse Claire Tomalin à AFP.

Carreira

Os romances de Dickens foram influenciados por suas primeiras experiências - desde a infância feliz no sudeste da Inglaterra, antes da prisão de seu pai, por não pagamento de dívidas - até a pobreza posterior.

Quando tinha 12 anos, foi obrigado a trabalhar numa fábrica, onde passava o dia colando etiquetas nos potes de graxa, o que inspirou outro de seus mais famosos livros, "David Copperfield", publicado em 1850.

Aos 15 anos, apesar de ter ido à escola de forma intermitente, Dickens foi contratado como mensageiro, num escritório de advogados.

"O mais extraordinária sobre sua vida é que nove anos depois tornou-se famoso como o autor de 'Os Cadernos Póstumos do Clube Pickwick'", disse Tomalin. "Conseguiu fazê-lo aprendendo taquigrafia, relatando sessões judiciais ou parlamentares e escrevendo para um jornal", destacou.

Dickens tinha também uma vida menos pública na qual ajudou a financiar uma casa para ajudar as "mulheres perdidas", oferecendo às prostitutas a possibilidade de começar uma nova vida.

Charles Dickens teve 10 filhos e manteve uma prodigiosa produção de livros e artigos, sem esquecer as inúmeras conferências que presidia.

Comemoração britânica

Vários eventos estão programados  em homenagem ao aniversário de Dickens, entre eles uma festa popular na cidade litorânea de Portsmouth (sul da Inglaterra) onde nasceu, no dia 7 de fevereiro de 1812.

O príncipe Charles, herdeiro da Coroa britânica, e o conhecido ator Ralph Fiennes vão participar de uma cerimônia no túmulo de Dickens, na abadia londrina de Westminster. As informações são da AFP.

 Redação O POVO Online

TAGS