PUBLICIDADE
Notícias

Polícia soluciona crime através de mensagens no BlackBerry

17:31 | 05/01/2012

MONTREAL, Canadá, 5 Jan 2012 (AFP) - A polícia de Montreal pôde esclarecer o assassinato de um poderoso chefão da máfia ítalo-canadense lendo mensagens codificadas trocadas no BlackBerry entre os autores presumíveis do crime, relata, nesta quinta-feira, 5, o jornal La Presse, citando "várias fontes".


Cinco homens, entre eles membros do crime organizado, foram detidos no dia 20 de dezembro, menos de um mês após o assassinato de Salvatore Montagna.


As mensagens escritas transmitidas pelo BlackBerry são, em geral, consideradas indecifráveis para terceiros, o que é um dos principais argumentos de venda de seu fabricante, o grupo canadense Research in Motion (RIM).


Por causa dessas características, o BlackBerry é extremamente popular nos meios empresariais e, talvez pelas mesmas razões, entre o crime organizado. A revelação de que a polícia pôde ler os textos codificados motivou uma "onda de choque", segundo o jornal canadense.


Os acusados receberam com surpresa o fato de a Segurança de Quebec conhecer o conteúdo de suas mensagens, relata La Presse, precisando que não foi possível determinar se as forças da ordem se beneficiaram da colaboração do grupo RIM ou se encontraram um "outro meio" para ter acesso aos textos.


Esses permitiram incriminar Vittorio Mirarchi, um empresário acusado de vínculos com a máfia, mas que tem ficha limpa.

 

 

TAGS