PUBLICIDADE
Notícias

Nave russa irá cair na Terra em janeiro

A nave Phobos-Grunt pesa 13,5 toneladas e faz parte de mais um fracasso do programa especial russo

17:31 | 09/01/2012

A nave russa Phobus-Grunt, pesando em torno de 13,5 toneladas, deverá cair na terra, aproximadamente no dia 15 de janeiro. A nave que foi designada à uma expedição na lua de Phobos do planeta Marte, falhou.
De acordo com a agência russa, Interfax, a Phobus-Grunt pegará fogo ao atravessar a atmosfera da Terra. Poderão cair na superfície entre 20 e 30 fragmentos de 200kg. Quanto ao combustível tóxico, calculado em oito toneladas, certamente irá entrar em combustão na queda.
Em relação ao local da queda, acredita-se na probabilidade dos fragmentos atingiram qualquer lugar entre as latitudes de 51,4 graus norte (na linha de Londres) e 51,4 sul (a ponta da América do Sul).
O objetivo da missão que, custou 165 milhões de dólares, era viajar até a Lua Phobos de Marte, pousar em fevereiro de 2013, recolher amostras de material e retornar à Terra. A nave foi lançada no dia nove de novembro de 2011.
A missão faz parte de uma série de fracassos do programa especial russo, que vêm sofrendo dificuldades desde o fim da União Soviética. As informações são da revista Info.

 

Redação O POVO Online

 

 

TAGS