Ceará registra mais de 500 mil motoristas com restrição visual

De acordo com o estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Estado possui a terceira maior quantidade de habilitados com restrição visual, cerca de 648.868 motoristas

De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 648.868 motoristas ou motociclistas no Ceará possuem algum tipo de restrição visual. O quantitativo representa um total de 30% da população motorizada do Estado e é a terceira maior quantidade de habilitados com restrição visual do País. Essas condições exigem dos condutores o uso de lentes de contato ou óculos.

O médico oftalmologista e membro do CBO, Giuliano Veras, alerta que, nessas condições, os motoristas precisam criar o hábito de passar por consultas regulares, mesmo já habilitados. “Muitas distorções podem surgir ao longo da nossa vida e, caso não sejam tratadas a tempo e da maneira correta, podem representar um risco no trânsito. Sem contar que é fundamental avaliar anualmente as condições dos óculos utilizados, já que essas restrições visuais exigem o uso desse elemento, bem como as lentes de contato”, ele explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM: Fortaleza registra queda de 50% do número de mortes por acidentes de trânsito em fevereiro

Uma dessas restrições visuais é o astigmatismo, que causa a falta de focalização, tanto para longe quanto para perto. Essa condição atinge cerca de 10% a 15% dos jovens e tende a progredir com a idade. De acordo com Giuliano Veras, cerca de 51% da população brasileira entre 70 e 75 anos possuem essa distorção. “Quando esse astigmatismo é baixo, não causa tanto impacto. No entanto, em casos de graus mais avançados, podem causar queda da visão e provocar acidentes de trânsito, principalmente em situações de baixa luminosidade, como durante a noite”, explica o oftalmologista.

Manter em dia os exames é fundamental para prevenir acidentes. “A saúde ocular dos motoristas é essencial para um trânsito mais seguro. Sem uma condição adequada para dirigir, o motorista coloca não só em risco sua vida, mas de toda a população”, declarou o membro do CBO.

A inclusão dessas anotações na CNH é feita no momento do exame para fazer o documento pela primeira vez ou em sua renovação. Um médico avalia o candidato, analisando suas condições para conduzir um veículo sem oferecer perigo para outros motoristas, pedestres ou passageiros. Ainda nesse exame, o médico identifica a existência de deficiência e recomenda que o candidato busque o suporte de um oftalmologista, no caso de problemas de visão, para fazer o diagnóstico e prescrever o melhor tratamento.

LEIA TAMBÉM: Pedestre é o público mais vulnerável em acidentes de trânsito; saiba como se prevenir

De acordo com o levantamento, o Ceará possui a terceira maior quantidade de motoristas habilitados com restrição visual. O Estado perde apenas para o Rio Grande do Norte, que tem 38% dos seus condutores nessas condições, e a Paraíba, que soma 36% do total de motoristas nesse cenário. Em todo o País, ainda, houve um aumento de 44% no número de motoristas com restrições visuais, entre 2014 e 2020. A análise dos dados foi realizada por oftalmologistas do CBO com base em dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

motoristas restrição visual ceará óculos e lente de contato saúde dos olhos dirigir segurança no trânsito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar