Participamos do

Coronavírus: confira seis mitos sobre o Covid-19

O POVO contatou o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia para comentar cinco mitos relacionados à cura do coronavírus
09:56 | Mar. 16, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A confirmação do Covid-19 no Brasil e no final desse domingo, 15, no Ceará, tem gerado preocupação nos brasileiros. Como o coronavírus é novo, as pesquisas para possíveis tratamentos e curas estão em estágio inicial. Estudos podem indicar medicamentos eficazes preliminarmente, mas ainda não há dados suficientes para comprovação.

Nesse cenário, muitas mentiras sobre tratamentos e medidas de prevenção circulam pelas redes sociais. O POVO selecionou seis delas para que o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilherme Henn, analisasse e indicasse porque são falsas. Confira:

Cachaça com limão cura o coronavírus

A ingestão de bebidas alcoólicas nunca é recomendada em casos de adoecimento. Henn explica que o álcool prejudica o sistema imunológico, responsável por combater doenças dentro do corpo humano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Internet 5G transmite coronavírus

Não há nenhum registro de vírus transmitidos por ondas de rádio. "Não faz nenhum sentido", afirma Henn; "Na verdade, em uma fase em que talvez a gente vá precisar de medidas de isolamento social, o acesso à internet vai ser muito importante para receber informações", conclui. O assunto atingiu o ápice de pesquisas no Google na madrugada desta segunda-feira, 16.

Chá de abacate com hortelã cura o coronavírus

Não existe nenhum indício de que o chá de abacate com hortelã  cura o coronavírus. Inclusive, o Covid-19 ainda não possui tratamento, medicação e vacina específica.

Ingerir álcool etílico protege contra o coronavírus

No Irã, várias pessoas morreram por ingerir álcool etílico por uma informação falsa garantir que isso as protegeria contra o coronavírus. A ingestão do álcool provoca vários males ao organismo: afeta o funcionamento do sistema imunológico e fragiliza o fígado. "Lembre que se você está doente, você vai tomar um monte de medicamentos, todas essas coisas são metabolizadas no fígado", reforça Henn.

É possível fazer álcool em gel caseiro

De ontem, 15, para esta segunda-feira, 16, as pesquisas no Google por "álcool em gel caseiro" aumentaram 157%. O link mais acessado instrui a fazer álcool em gel caseiro com gel de cabelo e álcool 70%. No entanto, Guilherme Henn frisa que não é seguro manusear álcool 70% em casa. Portanto, não é recomendável produzir álcool em gel em casa. Ainda, o produto não terá a mesma qualidade que o álcool em gel vendido em farmácias e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Máscaras protegem contra o coronavírus

As máscaras só são eficazes quando utilizadas por pessoas com sintomas, no objetivo de impedir a propagação de gotículas e mucosas transmissoras do Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça que pessoas sem sintomas e saudáveis não devem utilizar máscaras. Assim como o álcool em gel, muitas farmácias e lojas já tiveram o estoque de máscaras esgotado.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar