PUBLICIDADE
Saúde
NOTÍCIA

Homem desembarca no Porto do Recife com suspeita de coronavírus e navio com 600 pessoas fica em isolamento

O idoso de 78 anos foi levado para uma unidade de saúde particular do Recife

09:20 | 13/03/2020
Navio está atracado no Porto do Recife
Navio está atracado no Porto do Recife (Foto: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM)

Um homem desembarcou no Porto do Recife na tarde desta quinta-feira (12) com suspeita de coronavírus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo. O paciente de 78 anos foi levado para uma unidade de saúde particular na capital pernambucana e está em observação. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o idoso é residente no Canadá e passou mal, com sinais de infarto, quando o navio de cruzeiro de bandeira bahamenha, que saiu de Salvador com 318 passageiros e 291 tripulantes, atracou no Porto do Recife. Todos foram orientados a voltar para suas cabines, por precaução. Os demais passageiros e tripulantes haviam desembarcado no período da manhã.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e, ao chegar no local, a equipe médica verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar). Os exames para identificação de uma possível infecção já foram feitos.

O Porto do Recife notificará a Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, vinculada ao Ministério da Infraestrutura, e por ora providenciou o isolamento do cais. Como medida de prevenção e controle sanitário complementar, a gestão portuária também proibiu que o lixo da embarcação fosse descarregado.

Casos confirmados em Pernambuco

Nesta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou os dois primeiros casos de covid-19. Um homem de 71 anos e uma mulher de 66 estiveram na Itália recentemente. O casal é reside no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e ambos estão internados no Real Hospital Português. O estado de saúde dos dois pacientes é considerado estável.

Além dos dois casos confirmados, a secretaria acompanha ainda uma mulher de 41 anos, moradora do bairro do Pina, também na Zona Sul do Recife, que teria tido contato com o casal infectado com o covid-19. A mulher está em isolamento domiciliar desde esta quinta-feira (12).

 

Do Jornal do Commercio para a Rede Nordeste