PUBLICIDADE
Saúde
NOTÍCIA

Eventos são cancelados como medida de prevenção ao coronavírus; saiba quais aconteceriam no Ceará

Pandemia influenciou, entre outras, agenda cultural do Estado

Gabriela Almeida
16:26 | 13/03/2020
Indústria adota medida como cancelamento de eventos e suspensão de viagens
Indústria adota medida como cancelamento de eventos e suspensão de viagens (Foto: Arquivo)

Como meio de prevenir a disseminação do coronavírus no Ceará, empresas e instituições do Estado anunciaram o cancelamento e o adiamento de eventos, restringindo atendimentos e suspendendo viagens. Até o último levantamento, divulgado nessa quinta-feira,12, pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Ceará seguia com 20 casos suspeitos, sem nenhuma confirmação.

O Governo do Estado também divulgou adoção de medidas preventivas, liberando R$ 45 milhões para prevenção e tratamento de “eventuais casos de coronavírus” que podem ocorrer no Estado. Além do dinheiro disponibilizado, serão realizadas ações como ampliação de leitos e preparação de equipamentos estaduais de saúde.

Considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a patologia tem feito também com que eventos que aconteceriam internacionalmente, como o festival Lollapalooza Brasil 2020 e a Maratona de atletismo de Hong Kong, sejam remarcados ou suspensos.

Confira alguns dos eventos cancelados ou adiados no Ceará, no Brasil e no Mundo:

Hackathon Iracema

O evento é uma maratona tecnológica que aconteceria de 14 a 19 de março, na Praia de Iracema. Com o objetivo de buscar soluções tecnológicas e inovadoras nas áreas de turismo, empreendedorismo e segurança pública, a competição, que conta com três etapas, tem como premiação final o valor de R$ 10 mil e benefícios. Como medida de prevenção do novo coronavírus, organizadores decidiram adiar evento, que ainda não tem nova data definida.

Espetáculo "A mentira"

Com direção de Miguel Falabella, que atua ao lado da atriz Zezé Polessa, espetáculo aconteceria neste sábado, 14, e domingo, 15, no Theatro Via Sul Fortaleza. Em decorrência da disseminação do novo coronavírus, peça foi suspensa e ainda não tem data para acontecer. Os ingressos que foram adquiridos continuam válidos para quando a turnê for retomada na Capital. 

FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) suspendeu eventos na Casa da Indústria em função da pandemia de coronavírus no mundo, assim como possíveis ações que envolvessem aglomerados em unidades como o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em nota, federação afirmou ainda que cancelou viagens de gestores e colaboradores ao exterior.

UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recomendou que unidades realizem "planejamento de atividades remotas", reduzindo encontros acadêmicos que provocam aglomerados. Viagens de discentes, docentes e técnicos-administrativos para o exterior, incluindo os afastamentos para pós-graduação fora do País e os de curta duração para missão ou estudo no exterior, assim como visitas de estrangeiros a universidade, também foram suspensos.

Unifor

A Universidade de Fortaleza (Unifor) também divulgou a adoção de medidas como a suspensão de atividades inaugurais, de cerimônia, de entregas de títulos, de posse e cancelamento de eventos culturais e educacionais, que permitissem aglomerados. Viagens de professores e técnicos administrativos, consideradas não essenciais pela universidade, também foram canceladas.

TRT

Como medida preventiva ao novo coronavírus, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/CE), restringe, a partir da próxima segunda-feira,16, atendimento a meio telefônico ou eletrônico. Audiências, sessões de julgamento e funcionamento interno ficam mantidos, mas com algumas restrições.

Navio Silver Shadow

O Navio de cruzeiro Silver Shadow teve sua passagem por Fortaleza cancelada após caso suspeito de coronavírus na embarcação. Ele atracaria neste sábado,13, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, quando um passageiro apresentou sintomas da patologia.

Brasil e Mundo

A produtora Time for Fun, responsável pelo Lollapalooza Brasil, decidiu adiar o evento após novo coronavírus ser considerado pandemia pela OMS. O evento, que aconteceria nos dias 3, 4 e 5 de abril, não tem data para acontecer. Argentina e Chile também adiaram evento. O festival Coachella, realizado na Califórnia, também foi remarcado para outubro.

Eventos esportivos de grande porte foram cancelados. Entre eles, a maratona de atletismo de Hong Kong, o Mundial Feminino de Hóquei no Gelo, no Canadá, o Grande Prêmio de Xangai da Fórmula 1 e todos os jogos de campeonatos de futebol realizados na China.

A agenda cultural também foi afetada. A banda Jota Quest, o DJ Alok e o humorista Whindersson Nunes tiveram que adiar turnês que realizariam pela Europa. No Brasil, a cantora Billie Eilish, que está com agenda para maio, teve os shows de março suspensos. Os shows das bandas Tokio Hotel e Converge também sofreram alterações, sendo adiados.

Séries e filmes

Entre as séries que tiveram gravações das temporadas interrompidas devido a disseminação do novo coronavírus estão: Riverdale, Russian Doll, Grey's Anatomy e Carnival Row. As produções dos talk shows "The Tonight Show", com Jimmy Fallon, e "Late Night", com Seth Meyers, também foram suspensas.

Já as produções cinematográficas: 007 - Sem Tempo para Morrer, Missão Impossível, Shang-Chi e a Lenda dos Dez anéis, Velozes e Furiosos 9, Um Lugar Silencioso - Parte 2, Pedro Coelho 2: O Fugitivo, Trolls 2, Mulan, Os Novos Mutantes, Espíritos Obscuros e The Lovebirds tiveram estreias ou gravações afetadas, sendo adiadas ou interrompidas.

No Brasil, os filmes que contam a vida de Suzane von Richthofen - A Menina Que Matou Os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais - tiveram estreias adiadas, assim como o longa "No Gogó do Paulinho".