Participamos do

Confira dicas para voltar à rotina depois do Carnaval

Após dias de alimentação e hidratação desreguladas, o corpo pode sentir as consequências. O POVO ouviu especialistas e listou recomendações para ajudar os foliões na recuperação da festa
12:58 | Fev. 26, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para a tristeza de muitos, os dias de folia do Carnaval chegaram ao fim. Agora o grande desafio de quem exagerou na alimentação e na bebida, saindo totalmente da rotina no feriadão, é regular o corpo e a mente para retornar ao trabalho e às obrigações diárias. O POVO conversou com especialistas para ouvir recomendações que podem ajudar nesse processo. Uma boa hidratação e horas de sono a mais estão entre as recomendações dos médicos. 

A nutricionista Caroline Mota confirma que neste período festivo a alimentação e hidratação desreguladas são comuns, assim como o consequente desgaste físico. "Por ser um feriado tão aguardado, a maioria das pessoas tende a relaxar, 'chutar o balde' na alimentação, além de reduzirem as rotinas de treino", afirma. Ela aponta alto consumo de bebida alcoólica e de alimentos calóricos como hábitos característicos dos foliões, além da menor ingestão de água. 

De acordo com a médica emergencista Patrícia Santana, coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana, o estresse metabólico resultante dessa rotina carnavalesca desregrada pode levar à diminuição da imunidade do organismo. "O corpo entra em uma cadeia estressante: trabalhando muito sem ter condições adequadas para aquela atividade. Pode acontecer de após o feriadão, a imunidade cair e a pessoa pegar uma virose ou uma gripe”, explica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para quem dançou e pulou muito neste Carnaval, o ortopedista Tiago Gomes, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (SBOT-CE), alerta sobre as lesões articulares. “As lesões que acontecem no Carnaval estão relacionadas ao esforço e acontecem principalmente nos membros inferiores, como pernas e joelhos. Torções também são comuns”, comenta.

Veja a lista de recomendações feitas pelos especialistas ouvidos pelo O POVO:

Procure repousar
Para que você consiga voltar à rotina com as energias recuperadas, é necessário compensar o sono perdido nas noites de folia. Quem volta ao trabalho com cansaço, acaba rendendo menos e tem maior tendência à irritabilidade. Se puder, durma o quanto seu organismo precisar. As oito horas de sono ideais são sempre válidas.

Hidrate-se com bebidas saudáveis ´
A recomendação é priorizar água mineral, água de coco, suco de frutas e chás. Evite refrigerante e bebida alcoólica. Uma boa hidratação colabora com o sono, a digestão e a recuperação das energias gastas. O inchaço é bem comum no período pós-Carnaval, visto que o consumo exagerado de alimentos ricos em sal e bebidas alcoólicas pode causar retenção de líquidos. Os chás e infusões com ervas ajudam a desinchar (opte por cavalinha, chá verde, hibiscos e dente de leão). Os sucos de frutas hidratantes, como melão e melancia, são preferenciais.

Tenha uma alimentação leve
Nada de frituras ou gorduras. Para facilitar a digestão, priorize uma alimentação rica em minerais, como saladas. A quantidade de carboidratos e proteínas deve ser equilibrada. Uma boa pedida é o tradicional arroz com feijão, associado a uma carne branca (frango ou peixe), ou uma carne vermelha que não seja tão gordurosa; prefira os cortes mais magros. 

Tente controlar o consumo de massas refinadas, farinhas brancas, açúcares e alimentos industrializados. Faça refeições com alimentos in natura. Além disso, melhore o consumo de alimentos que geram saciedade como fibras (aveia, chia, linhaça) e gorduras boas (abacate, castanhas, azeite).

Se tiver dor no corpo, faça compressas de gelo
Toda atividade física extenuante pode gerar dor. Se sentir dores leves ou moderadas no corpo, a sugestão é fazer repouso, compressas de gelo e esperar pela melhora. A automedicação não é recomendada. Caso as dores sejam muito intensas e persistirem por mais de 2 ou 3 dias, procure um médico.

Tenha atenção nas estradas
Se estiver dirigindo para voltar de viagem neste Carnaval, tome precauções. Caso a viagem for longa, procure fazer paradas para se hidratar, repousar e regular o sono. São medidas importantes para fazer garantir um percurso tranquilo e evitar acidentes.

Volte a praticar exercício

Caso você já pratique atividades físicas no seu dia a dia, relembre da importância de continuar. O ponto principal é voltar à rotina sem fazer muitas compensações e recordar que, em um próximo feriado prolongado, o correto é curtir com moderação e equilíbrio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar